Conforme anunciado, a Renault revelou o conceito totalmente elétrico 4EVER Trophy no Salão de Paris como um tributo ao 25º aniversário do 4L Trophy humanitário aberto baseado o clássico Renault 4. 

Mas este SUV robusto e pronto para aventuras é mais do que apenas uma sugestão para a versatilidade e capacidade do Renault 4 no off-road. Como diz a própria Renault no comunicado à imprensa, o 4ever Trophy abre caminho para um futuro SUV elétrico compacto da marca. 

O 4ever Trophy é o segundo modelo icônico da Renault a receber uma contrapartida elétrica, seguindo o Renault 5 Prototype no ano passado. Enquanto o veículo possui um exterior musculoso e detalhes modernos, os laços estilísticos com o 4L também estão presentes, como a forma dos faróis e grade falsa iluminada, as lanternas traseiras verticais e as terceiras janelas laterais.

Galeria: Renault 4ever Trophy (2022) - Salão de Paris

Dito isto, os faróis são modernos e dão ao Renault 4ever Trophy uma assinatura dianteira única graças às luzes redondas Matrix LEX alojadas dentro da ampla grade horizontal com contornos iluminados. As lanternas de LEDs em forma de pílula também são modernas, apesar de serem facilmente reconhecíveis como um aceno ao icônico 4L.

O Renault 4ever Trophy apresenta elementos prontos para aventura, como os balanços dianteiros encurtados para um melhor angulo de ataque, vastos painéis de proteção da carroceria na parte inferior, pneu sobressalente colocado no teto de fibra de carbono, bem como pás e placasna parte superior da porta traseira.

Renault 4ever Trophy Concept

Outros elementos exclusivos incluem a seção baixa pintada Gun Metal Silver, que foi projetada para o grande exterior, o capô oco com enormes saídas de ar para melhorar a eficácia do radiador, e a pintura prateada contrastado com os destaques magenta (nas alças do teto, molas de suspensão e emblemas da roda).

Falando nas rodas, elas consistem em aros de 19 polegadas com pneus 255/55. Cada roda tem um compressor visível que pode ser prontamente ajustado de dentro do carro para adaptar a pressão dos pneus para se adequar ao terreno. O veículo possui 20 centímetros de folga ao redor dos arcos das rodas, e se o motorista forçar os limites, a chapa inferior reforçada garantirá que a bateria localizada no meio do chassi fique protegida.

Assim como o Renault 5, o futuro SUV elétrico Renault 4 será baseado na nova plataforma CMF-BEV. A Renault diz que a arquitetura garantirá "o melhor desempenho em termos de alcance, acústica e comportamento na estrada, sem comprometer o design".

Luca di Meo e Fabrice Cambolive presenting Renault 4ever Trophy

Luca di Meo e Fabrice Cambolive apresentam o Renault 4ever Trophy

O Trophy 4ever possui uma bateria de 42 kWh suficiente para aproximadamente 402 quilômetros de alcance. A bateria alimenta um motor elétrico de 140 cv de potência (100 kW) que impulsiona as rodas dianteiras e capaz de um sprint até 100 km/h em menos de nove segundos. No que diz respeito ao tamanho, o Renault 4ever Trophy tem 4.160 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.900 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.570 mm.

O futuro Renault 4 EV antecipado por este show car será feito na França ao lado do Renault 5 EV no hub ElectriCity da montadora no norte do país. O 5 EV e 4 EV serão posicionados de forma semelhante ao Clio e ao Captur, respectivamente. A produção do SUV elétrico deve começar em 2025.