É quase um senso comum associar atletas a carros de luxo. De Floyd Mayweather a Lionel Messi, muitos deles possuem grandes coleções compostas geralmente por modelos esportivos. Mas, em meio a esse mundo de ostentações, há quem opte por ter ao menos um veículo elétrico em sua garagem, seja por apoio a causas ambientais, um estilo de vida, patrocínio ou gosto pessoal. Independentemente do motivo, cinco campeões do esporte mundial se destacam por dirigirem um EV.
Mais jovem número 1 do mundo na história do tênis e atual campeão do US Open, um dos quatro Grand Slam do calendário da modalidade, o espanhol de 19 anos de idade é também embaixador da BMW. Após o título em Nova York, a montadora alemã colocou à disposição toda a sua frota de veículos elétricos para que ele pudesse escolher um modelo, que acabou sendo o SUV iX.
Vale destacar que o próprio atleta fez questão de optar por um EV por questões de sustentabilidade, uma vez que o carro é produzido com matérias primas naturais ou recicláveis. Carlitos também revelou já possuir um carregador de baterias para automóveis em sua casa, o que facilitou a decisão.
Dono de um dos apelidos mais famosos nas mesas pelo mundo, Daniel “Kid Poker” Negreanu é um grande entusiasta do meio ambiente. Além de vegano e de adotar outras ações sustentáveis em sua vida particular, o jogador de poker também optou por pilotar os modelos S e X da Tesla, versões 100% elétricas da marca, sendo um esportivo e o outro um SUV, respectivamente.
Tesla Model X
Ambos os veículos, aliás, ganharam em 2021 um upgrade com a introdução de um volante futurista, novos interiores, painéis e telas de entretenimento, além de maior autonomia e velocidade. Para o ano de 2023, a montadora iniciará as entregas das novas versões de motor duplo nos dois carros.
Patrocinadora oficial do FC Barcelona desde 2019, substituindo a Audi, a espanhola Cupra se tornou parceira exclusiva de automóvel e mobilidade do clube catalão e é a marca dos veículos utilizados pelos jogadores do time profissional de futebol. Dentre eles, o goleiro alemão Marc ter Stegen, também embaixador da empresa, foi o único que optou por escolher um modelo elétrico, mais precisamente o compacto Cupra Born.
O veículo, além de ser o primeiro EV do camisa 1 do Barça, é também o primeiro da frota 100% elétrica da fabricante. Produzido na Alemanha, o hatchback foi projetado com base no Volkswagen ID.3, desde sua plataforma até a mecânica, e possui três versões de bateria: 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh, cujas autonomias variam entre 340 km, 420 km e 540 km, respectivamente.
Heptacampeão mundial de Fórmula 1, o piloto britânico é um dos grandes ícones do esporte dentro e fora das pistas. Enquanto coleciona recordes e troféus nos circuitos mais famosos do planeta, Hamilton também é um incansável defensor de causas sociais, como a luta contra o racismo, o apoio à comunidade LGBTQIA+ e a preservação do meio ambiente, aderindo ao veganismo e ao uso de carros elétricos.
Em 2020, ele afirmou que não dirige mais seus carros esportivos movidos a gasolina e que no dia a dia só utiliza o Mercedes EQC, modelo SUV EV da fabricante alemã, que é também a equipe pela qual o “Patrão”, como o inglês é carinhosamente conhecido no Brasil, corre na F1.
LeBron James – GMC Hummer EV
Garoto propaganda da picape elétrica GMC Hummer EV, o astro do basquete norte-americano recebeu de presente o seu veículo da divisão de caminhonetes e caminhões da General Motors. Um fato curioso é que o número do chassi do veículo é justamente o seis, o mesmo que o ala utiliza na camisa do seu time, o Los Angeles Lakers, da Califórnia.
Já o carro tem como recurso mais interessante o modo “Crabwalk” (Caranguejo), que permite o deslocamento de lado ao esterçar levemente as quatro rodas na mesma direção. A novidade foi introduzida para auxiliar motoristas em manobras e balizas no asfalto e no off-road.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz EQC saiu de linha há um ano e passou despercebido
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
ElectricDays Podcast #10: Mercedes-Benz lançará 3 veículos elétricos em 2023
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Mercedes Classe C elétrico? Projeção mostra novo rival para o Tesla Model 3
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
SUV elétrico Mercedes EQC ganha versão AMG Line no Brasil - veja preço