A Jaguar reportou 17.340 vendas globais de automóveis no varejo durante o terceiro trimestre de 2022, o que representa uma queda de quase 10% em relação há um ano.
A taxa de queda na comparação ano a ano desacelerou, mas os resultados são negativos por vários trimestres consecutivos agora - na verdade, apenas um dos últimos 15 trimestres foi positivo.
O problema afeta todo o grupo Jaguar Land Rover (parte da Tata Motors), e a principal explicação são as restrições de produção relacionadas à escassez de semicondutores.
A Jaguar Land Rover observou que a demanda continua forte, com as encomendas de varejo globais novamente batendo novos recordes no trimestre - cerca de 205.000 unidades em 30 de setembro (um aumento de 5.000 em relação a 30 de junho).
Claro, o mais importante para nós são os resultados de vendas do Jaguar I-PACE, que é o primeiro e único Jaguar totalmente elétrico até o momento.
Aqui os resultados são bastante fracos, já que as vendas globais no varejo do I-PACE diminuíram no terceiro trimestre em 25,4% em relação ao ano anterior, para 1.972 unidades, o menor nível desde o lançamento e o início do ramp-up de produção em 2018.
A participação do Jaguar I-PACE no volume total de vendas da Jaguar também caiu para 11,4% (ante 13,7% há um ano).
No acumulado de 2022, as vendas do Jaguar I-PACE somaram 6.161 (queda de 17% em relação ao ano anterior). Para referência, em 2021, a Jaguar vendeu 9.970 I-PACE e esse resultado pode estar fora de alcance até fechar o ano.
Vendas do Jaguar I-PACE:
Cumulativamente, mais de 56.800 Jaguar I-PACE foram vendidos globalmente.
Se dermos uma olhada no gráfico logo acima, parece que o Jaguar I-PACE está desaparecendo. Considerando uma concorrência de veículos elétricos cada vez mais forte e com vários lançamentos de novos modelos em todo o mundo, ficará mais difícil a cada dia.
Infelizmente, a fabricante não informa suas vendas totais de carros plug-in, apesar de ter muitos modelos híbridos plug-in.
Nos próximos anos, a Jaguar Land Rover pretende eletrificar ambas as suas marcas, incluindo o primeiro Land Rover totalmente elétrico em 2024 e o primeiro "novo" Jaguar totalmente elétrico em 2024. Este é provavelmente o ponto mais antigo quando vemos alguma recuperação de vendas de carros elétricos.
- Range Rover BEV será lançado em 2024 como parte de seis novos modelos Range Rover, Defender e Discovery planejados até o final de 2026
- Transformação da Jaguar em uma marca de luxo totalmente elétrica permanece no caminho certo com os primeiros novos veículos a serem revelados antes do final de 2024
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar I-Pace 2024 ganha novo visual e atualizações tecnológicas
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Jaguar I-Pace 2021 chega ao Brasil mais equipado; veja preço
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Novo Jaguar I-Pace 2021: recarga mais rápida e novas tecnologias a bordo
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Jaguar I-Pace tem super descontos equivalentes a R$ 100 mil nos EUA