A estreia do novo Volvo EX90, o equivalente 100% elétrico do XC90, está prestes a acontecer. Um SUV movido a bateria que não se concentrará apenas em ser zero emissões, mas que colocará a ênfase na segurança - como é tradicional para a marca sueca - e na tecnologia de ponta.
Tecnologia que consistirá em um novo sistema de informação e entretenimento e um novo visor para a instrumentação digital, protagonistas de um vídeo que ilustra parte da operação e nos permite dar uma primeira olhada no interior do próximo SUV da Volvo.
A segunda geração do Volvo XC90 foi a que deu o tom para o novo estilo interior do fabricante sueco, e agora é a vez de seu herdeiro elétrico trazer mais uma carga de novidade, elaborando o interior atual em uma chave mais minimalista.
De fato, a tela central permanece lá, mas é maior e não mais colocada entre as duas grandes aberturas de ar, dando a impressão de uma pastilha apoiada no painel de instrumentos. A mesma sensação se tem com o quadro de instrumentos digital, apoiado diretamente na coluna de direção e com proporções muito específicas: particularmente baixo e longo.
A abordagem minimalista não é apenas a nível de hardware, mas também a nível de software (baseado no Android Automotive), com telas que não estão de modo algum impregnadas de informações e gráficos que ecoam as dos tablets modernos.
Não há nenhum túnel central para ser visto, mas como este é um SUV 100% elétrico baseado em uma plataforma dedicada, você pode esperar muito espaço com vários compartimentos de armazenamento capacitivos e linhas extremamente limpas, com pouquíssimos botões físicos.
Como mencionado, um dos focos do Volvo EX90 será a segurança e aqui o sistema de informação e entretenimento também desempenhará um papel fundamental, oferecendo o menor número possível de distrações, preparando-se com antecedência para oferecer controles e telas adequadas à situação.
Na verdade, se você estiver falando ao telefone, a tela central exibirá vários ícones, tais como o de interromper a chamada, e enquanto você estiver ouvindo música, haverá controles para tocar avançar a faixa e assim por diante.
Outras telas aparecerão no painel digital de instrumentos, incluindo uma dedicada à condução assistida (hoje) e autônoma (amanhã), com uma representação gráfica de tudo ao redor do carro.
As primeiras imagens do interior do Volvo EX90 também nos dão uma visão do estilo exterior do SUV elétrico que, pelo menos na parte traseira, parece muito semelhante ao Recharge Concept apresentado há algum tempo. Um olhar muito diferente em comparação ao XC90, com as lanternas muito mais estreitas e parecendo "abraçar" a porta traseira na parte inferior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil