A Volvo se prepara para apresentar o sucessor do XC90. Trata-se do modelo batizado de EX90, que estreia prevista para 9 de novembro. Tivemos uma prévia da novidade com o Volvo Concept Recharge apresentado no ano passado e também imagens de patentes que parecem representar muito bem o novo SUV elétrico.
Agora, a Volvo confirmou uma das principais características do EX90, sua capacidade de carregamento bidirecional, também conhecida como função veículo-carga. Ele permite que o veículo energize qualquer coisa, desde aparelhos ao redor de um acampamento até sua residência.
O fabricante espera que esta função se torne cada vez mais importante no futuro, até para alimentar as casas com eletricidade armazenada de forma mais barata para ajudar a reduzir as contas de energia elétrica. Em um vídeo recém-lançado chamado "E se seu carro pudesse alimentar sua vida?", a Volvo enfatiza os muitos usos para carregamento bidirecional, enquanto também anuncia que seus veículos elétricos de próxima geração terão baterias com capacidade superior a 100 kWh.
Volvo Concept Recharge
Os proprietários do EX90 também poderiam armazenar eletricidade da rede ou dos próprios meios de geração de energia de sua casa em suas baterias, e depois vendê-la (em mercados onde isso seja possível) de volta ao provedor de energia, permitindo basicamente que o veículo seja usado para gerar uma renda passiva. No entanto, estas características aparentemente não estarão disponíveis em todos os mercados, já que nem todas as redes elétricas nacionais serão compatíveis, embora isso certamente seja útil em todos os lugares com o aumento dos preços da energia.
Em um vídeo semelhante lançado há menos de uma semana, a Volvo revelou outro recurso do EX90, o radar interno que foi projetado para detectar se há pessoas (ou animais de estimação) no veículo - seu objetivo final é evitar mortes em carros estacionados ao sol. O sistema é ativado quando o veículo está bloqueado, e é aparentemente sensível o suficiente para detectar uma criança dormindo.
O EX90 também será equipado com 16 sensores ultrassônicos, cinco radares e oito câmeras externas e terá avançados recursos de condução autônoma e segurança. Dado que este servirá como carro-chefe da Volvo, espera-se que ele introduza novos e inovadores recursos de segurança que o transformarão no carro mais seguro da marca.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil