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Mercedes lança os elétricos EQA, EQB e EQE no Brasil; veja as impressões

Marca alemã inicia 'ofensiva' com os equivalentes de zero emissão dos modelos GLA, GLB e Classe E

Mercedes EQA EQB EQE lancamento Brasil

A Mercedes-Benz realizou o lançamento simultâneo de 3 carros elétricos no Brasil. O primeiro é o EQA 250, o SUV que é o equivalente de zero emissão do GLA. Depois tem o EQB 250, o SUV de sete lugares que é a versão elétrica do GLB, e por fim, o EQE 300, o sedã elétrico 'puro' da marca alemã que equivale a um Classe E. 

A consolidação da linha de carros elétricos da Mercedes-Benz ocorre dentro de um plano estratégico mais amplo, o compromisso 'Ambition 2039', que tem como meta neutralizar totalmente as emissões nocivas ao meio ambiente até o ano de 2039. 

A marca Mercedes EQ, divisão de veículos elétricos da montadora premium, foi apresentada em 2019 e já coleciona uma ampla linha que inclui sedãs, crossovers, SUVs e veículos comerciais.

Galeria: Mercedes-Benz EQA, EQB e EQE no Brasil

No Brasil, a marca acaba de realizar o primeiro “Mercedes-Benz Electric Day”, na cidade de São Paulo, com avaliação dinâmica dos três veículos elétricos, além de apresentar sua estratégia para o mercado brasileiro.

“O Mercedes-Benz Electric Day é a confirmação de que o Brasil faz parte da estratégia global de eletrificação de nossa marca e a chegada dos automóveis EQA, EQB e EQE completam nossa linha elétrica de produtos. Dessa forma, vamos atender novos públicos e ampliar a nossa participação no segmento de luxo”, diz Carlos Garcia, CEO e Presidente de Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Preços

Se juntando aos já disponíveis EQC e EQS 53 AMG, os três novos modelos 100% elétricos já estão disponíveis nos 13 concessionários da marca habilitados para a comercialização e serviços de produtos elétricos Mercedes-EQ com os seguintes preços: 

  • Mercedes EQA 250: R$ 480.900
  • Mercedes EQB 250: R$ 502.900
  • Mercedes EQE 300: R$ 709.900

A Mercedes-Benz também destaca que todos os veículos elétricos comercializados pela marca incluem um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X, que inclui um carregador do tipo wallbox e instalação. Além desse pacote, o modelo traz três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.

Mercedes EQA 250 - externas (2)

Mercedes EQA 250

Modelo de entrada da linha de carros elétricos da Mercedes-Benz, o EQA 250 é um SUV elétrico urbano que é o equivalente zero emissão ao Mercedes GLA a combustão. 

Produzido em Rastatt (Alemanha), o SUV está equipado com um motor elétrico de 140 kW (190 cv) e 385 Nm de torque. Montado no eixo dianteiro, o powertrain garante aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. 

A bateria com 66,5 kWh de capacidade (60 kWh efetivos) que alimenta o sistema permite um alcance pelo padrão WLTP de até 496 km com uma carga. Tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). Um dos destaques do modelo é a bomba de calor, parte de um sistema de gerenciamento térmico que otimiza o alcance. 

Mercedes EQA 250 - externas (1)

No Brasil, o EQA 250 recebe o Pacote AMG de acabamento externo e interno como item de série, incluindo diversos itens exclusivos como para-choques, rodas de 19", bancos e volante esportivo e tapetes AMG entre outros detalhes de acabamento exclusivos. 

Além disso, o SUV conta com uma lista de equipamentos que inclui o Pacote de Assistência à Condução, que inclui assistente ativo de distância DISTRONIC, assistente ativo de direção, assistente ativo de frenagem, assistente ativo de manutenção de faixa, assistente ativo de ponto cego, assistente de tráfego cruzado, assistente de aviso de desembarque.

O sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) também está presente com uma tela de 10,2 polegadas ao lado do quadro de instrumentos digital com tela de 10".

Mercedes EQB 250 - externas (2)

Mercedes EQB 250

Equivalente 100% elétrico do GLB, o Mercedes EQB 250 chega ao mercado se destacando pela capacidade para 7 ocupantes. Compartilhando o mesmo trem de força e pacote de equipamentos do irmão menor EQA 250, o SUV elétrico é produzido na fábrica da Mercedes na Hungria. 

Versátil, o EQB se vale do bom espaço interno (2,82 metros de entre-eixos) e versatilidade, onde os dois bancos da terceira fileira podem ser utilizados por pessoas de até 1,65 metro de altura, podendo também ser instaladas cadeiras para crianças. A capacidade de carga é de 495 litros, sendo expansível até 1.710 litros. 

Para o Brasil, o modelo EQB 250 utiliza o mesmo conjunto propulsor do EQA: motor de 190 cv que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e um conjunto de baterias com capacidade de 66,5 kWh (60 kWh efetivos) e até 474 km de autonomia (método WLTP). O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC).

Mercedes EQE 300 - externas (6)

Mercedes EQE

Além dos dois SUVs elétricos, a Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o novíssimo Mercedes EQE 300, um sedã elétrico que é o segundo modelo da marca alemã (depois do EQS) a ser construído em uma plataforma exclusiva para veículos elétricos, a MEA (Modular Electric Architecture), chamada internamente de EVA II.  

Trazendo boa parte das tecnologias mais recentes da Mercedes, o EQE 300 chega ao Brasil na versão de acesso EQE 300, equipada com um motor elétrico de imãs permanentes de 180 kW (245 cv) e 550 Nm de torque instalado no eixo traseiro, junto com a transmissão de duas velocidades. Com o propulsor, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km (limitada eletronicamente). 

A bateria de íons de lítio (níquel, cobalto e manganês 8:1:1) com 10 módulas tem 89 kWh de capacidade e proporciona um alcance de até 645 km com uma carga pelo ciclo WLTP, a maior autonomia entre todos os carros elétricos à venda no Brasil no até o momento.

O EQE 300 possui suspensão pneumática com amortecimento adaptativo e um sofisticado sistema de gerenciamento térmico e diversas variantes de recuperação de energia. Além disso, o motorista pode selecionar manualmente a desaceleração em três estágios (D+, D, D-), bem como a função de deslizamento através das borboletas atrás do volante - o sedã elétrico também possui modo ECO Assist.

Mercedes EQE 300 - interior (5)

Com design baseado no conceito que a Mercedes batizou de “Sensual Purity”, o EQE abusa das linhas fluídas e suaves. Em termos de porte, ele fica próximo de um Classe E, mas o extenso entre-eixos de 3,12 metros confere um espaço interno sem precedentes para o segmento. 

No interior, a ampla lista de equipamentos inclui a última geração do MBUX na tela de 12,3" que fica no console central inclinado e possui software adaptável e sistema de som surround Burmester com dois perfis sonoros. A última geração de sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de apoio, bem como câmera de 360º, radar de longo alcance, 12 sensores e 4 câmeras. 

Todos os EQE 300 à venda no Brasil, assim como os EQA 250 e EQB 250, vêm equipados com o pacote AMG Line. No lançamento, a Mercedes anunciou a oferta da Edition One, uma série especial limitada a 13 unidades (esgotada) com acabamento exclusivo em madeira, bancos em cinza claro, soleira, tapete, e emblema no retrovisor.

Mercedes EQE 300 - externas (2)

Impressões

A apresentação dos três modelos elétricos aconteceu no parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista. Foi um test-drive em um trecho bem curto e com trânsito bastante carregado, insuficiente para uma avaliação mais apurada. No entanto, foi possível extrair algumas impressões iniciais dos novos Mercedes de zero emissão.

Baseados em uma versão extensamente modificada da plataforma MFA, que é nativa de modelos a combustão, a dupla EQA 250 e EQB 250 agradou no primeiro (e rápido) contato. Rodagem equilibrada, suspensão bem adaptada, bom trabalho de isolamento de vibrações e ruídos externos e direção bem calibrada foram os principais pontos positivos.

Já o EQE 300, o mais recente (e tecnológico dos três), chama a atenção pelo interior moderno e arrojado, com destaque para as amplas telas e o sistema MBUX. Materiais de acabamento, novas texturas e visual saltam aos olhos.

Projetado desde o zero como um carro elétrico, o EQE tem concepção mais moderna e isso se reflete no rodar. Mas no uso urbano, em meio ao trânsito pesado e ruas esburacadas, o sedã elétrico não pôde mostrar por completo as suas qualidades. Nesse ambiente inóspito, parece que os SUVs se saem melhor. No entanto, em breve teremos uma avaliação completa com EQE, rodando na cidade e também na estrada, onde será possível conferir na vida real tudo o que ele tem a oferecer.