A parceria com a GM vai ajudar a Honda a reduzir o preço do seu primeiro SUV elétrico. Quando a montadora japonesa pediu a ajuda da GM para fazer veículos elétricos, praticamente todos os VEs vendidos nos EUA estavam habilitados a receber o crédito fiscal federal de US$ 7.500.

Mas agora, que os requisitos mudaram e os carros elétricos produzidos fora do país não se qualificam mais, o novo Prologue EV da Honda estará habilitado, especificamente porque ele será feito pela própria GM.

Galeria: Honda Prologue 2024

Com a chamada Inflation Reduction Act entrando em vigor, o objetivo declarado é tornar os veículos elétricos mais acessíveis e mais fáceis de comprar, mas isso se refere apenas aos veículos que tiveram sua montagem final na América do Norte. Isso significa que modelos como o Kia EV6, Hyundai Ioniq 5 e Ioniq 6, Genesis GV60, Toyota bZ4X e o Subaru Solterra não terão o desconto de US$ 7.500 (R$ 40.000) que, por exemplo, os próprios EVs da GM baseados na plataforma Ultium terão.

A Honda certamente não poderia ter previsto isto e se planejado com antecedência, mas agora o fabricante japonês está certo de colher os benefícios quando tanto o Prologue como a Acura ZDX chegarem ao mercado em 2024. Isto naturalmente lhes dará uma vantagem sobre os modelos rivais que não são elegíveis para o crédito fiscal e dará aos dois modelos um apelo extra aos olhos dos compradores.

O Prologue é similar em tamanho ao Chevrolet Blazer EV, enquanto o ZDX se aproximará mais do Cadillac Lyriq e terá como alvo um preço mais alto. Ambos serão construídos em versões diferentes da plataforma GM Ultium e ambos serão fabricados na América do Norte, embora as localizações exatas ainda não tenham sido anunciadas.