O Porsche Taycan já está no mercado desde 2019; e considerando isto, ele deveria passar por um facelift em 2023 ou 2024. Agora vemos as fotos de um flagra com o primeiro protótipo. As mudanças visuais são aparentemente discretas, mas com a atualização poderíamos estar olhando para uma nova versão de topo, que pode ser chamada de Turbo GT.
A nova versão do Porsche Taycan foi recentemente fotografada por nossos caçadores de protótipos em Nürburgring. As fotos mostram uma dianteira ainda mais esportiva com um divisor e, especialmente, uma asa traseira fixa. Considerando isto, deveria ser uma nova versão top esportiva. Será chamado de Porsche Taycan Turbo GT e irá competir contra o Tesla Model S Plaid, de acordo com a Autoexpress.
No caso do Taycan, a linha se estende até o modelo Turbo S no momento, e é por isso que o rumor do nome Turbo GT parece plausível. Para o Porsche Cayenne, isto representa a variante superior acima da Turbo S.
O Taycan Turbo S tem 560 kW (750 cv) e garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Nada mal, mas ainda não se equipara com o Tesla Model S Plaid, que tem 750 kW (1.005 cv) e completa a aceleração padrão em 2,1 segundos (com um controle de largada).
A Porsche teria que tentar bater o tempo de sprint de 2,1 segundos. Como o Tesla, o Porsche deve ter um sistema de propulsão composto por três motores, sendo um na frente e dois na traseira. Dois motores no eixo traseiro e vetorização de torque poderiam facilitar o giro. Isto poderia ajudar a Porsche a melhorar mais uma vez seu tempo de volta no Nordschleife: O recordista em Nürburgring até agora é o Porsche Taycan Turbo S (7 minutos 33 segundos), o Tesla Model Plaid só conseguiu 7:35.
Como o Turbo S já custa quase 190.000 euros, o Turbo GT passará facilmente do patamar de 200.000 euros. Isto também deixaria a Porsche muito atrás da Tesla em termos de preço, já que o Model S Plaid já está disponível por cerca de 140.000 euros.
Como as versões mais acessíveis do Taycan e do Taycan Cross Turismo mais alto podem se parecer, temos uma prévia nas fotos acima. De acordo com estes, o carro elétrico recebe faróis novos e maiores e para-choques ligeiramente modificados.
Tecnicamente, afirma-se que o facelift é bem discreto (além da nova versão superior). Na prática, a Porsche está guardando novidades maiores para a próxima mudança do seu sedã cupê-esportivo: a nova geração do Taycan está prevista para ser lançada em 2027 e será baseada na plataforma SSP, como relatamos anteriormente. Uma versão elétrica planejada do Panamera também deverá ser baseada na mesma arquitetura, que ostentando 3,10 metros terá uma distância entre eixos significativamente maior do que o Taycan II.
Fonte: Autoexpress, CarPix (Erlkönigbilder)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Porsche Macan elétrico "sobrecarrega" marca alemã: excesso de pedidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Porsche Taycan Turbo GT 2025: o carro mais potente já feito pela marca
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Porsche Taycan 2024 chega aos 952 cv e autonomia de 657 km; no Brasil em 2025