O BMW iX3 já está à venda no Brasil, e na última semana, durante o lançamento oficial, nós tivemos o primeiro contato com o SUV de emissão zero baseado no X3 que é o quarto veículo elétrico da linha BMW a desembarcar no país.
Em primeiro lugar, vale destacar que o BMW iX3 é um modelo importante dentro da estratégia global do BMW Group. O SUV elétrico é um dos frutos da joint venture BMW-Brilliance Automotive, sendo produzido ao lado do X3 convencional na fábrica de Shenyang, China, de onde é exportado para diversos mercados globais.
Lançado em julho de 2020, o iX3 rapidamente passou pelo primeiro facelift, já em agosto de 2021. Isso porque a BMW optou por não atrasar o lançamento da versão elétrica, enquanto ainda finalizava a reestilização da linha X3.
O modelo atualizado teve mudanças discretas em relação ao 'iX3 original': a dianteira ganhou uma nova grande frontal rim duplo maior, faróis mais estreitos, painel frontal redesenhado e lanternas redesenhadas com efeito 3D. Outro destaque do BMW iX3 é o pacote M Sport de série, com rodas aro 20".
Por dentro, um painel que segue o desenho da versão a combustão com acabamentos em aço escovado, diversas opções de cores para o revestimento dos bancos em couro e sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W, com destaque para as duas telas de 12,3", uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de informação e entretenimento - um sistema compatível com Apple Car Play e Android Auto, além de integração com Amazon Alexa.
O SUV elétrico possui ar-condicionado automático de três zonas, carregador por indução para smartphones e os sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus e Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o My BMW App, que permite ativar funções remotas, obter informações sobre o carregamento e ainda receber notificações sobre atualização remota de software.
O iX3 foi o primeiro modelo da BMW a ser equipado com a quinta geração do sistema de propulsão elétrica eDrive, constituída por um motor elétrico completamente novo, bem como o conjunto de componentes eletrônicos, unidade de carregamento e bateria de alta densidade.
A BMW escolheu o interior de São Paulo, na região de Morungaba, para o lançamento do iX3 no Brasil. O test-drive incluía um segmento em estrada vicinal, outro em rodovia de pista simples e um por último um trecho em rodovia duplicada.
Em movimento, o SUV elétrico agradou logo nos primeiros metros: aceleração progressiva e com dosagem correta na entrega de potência. O SUV elétrico faz jus aos 210 kW (286 cv) e 40,8 kgfm de torque máximo produzidos pelo motor montado no eixo traseiro.
A BMW anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima limitada a 180 km/h. O sistema de propulsão, aliás, se destaca pela eficiência energética de 93%, e integra o motor elétrico, a transmissão e toda a eletrônica de potência em um único elemento.
Com três modos de condução, as diferenças mais evidentes ficam entre as opções 'Comfort', onde a aceleração e as reações são mais típicas de um carro elétrico, e o modo 'Sport': aqui, o SUV produz um ronco que parece saído de um filme de ficção científica e que aumenta na medida em que você pisa no acelerador.
O iX3 também se destacou pela direção leve e comunicativa (o que nem sempre acontece com os elétricos), além do comportamento dinâmico elogiável. Bem assentado, o SUV 'representou' nas curvas, com ótima estabilidade e pouca rolagem da carroceria. Isso é explicado em parte pelo centro de gravidade mais baixo, mas ainda assim é surpreendente para um veículo deste porte e que não é um elétrico 'nativo', o que mostra o bom trabalho da BMW na adaptação da suspensão (que é adaptativa), trem de força e conjunto de baterias para o 'X3 elétrico'.
A frenagem regenerativa é inteligente e funciona levando em conta as condições do trajeto. Então, as sensações durante as frenagens não são tão 'padronizadas', podendo ser diferentes do esperado em comparação aos carros elétricos que não possuem esse recurso.
Falando das baterias, elas possuem 80 kWh de capacidade (74 kWh efetivos), o suficiente para uma autonomia de até 461 km com uma carga pelo ciclo WLTP. A arquitetura elétrica tem 400 volts e a potência de recarga é de até 11 kW em corrente alternada (AC) e 150 kW em corrente contínua (DC), o que permite uma recarga de 0 a 80% da capacidade em cerca de 34 minutos.
O novo BMW iX3 já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil exclusivamente na versão M Sport com seis opções de cores para a carroceria e nove opções de acabamento interno com preço sugerido de R$ 475.950.
Posicionado entre o SUV elétrico topo de linha iX e o iX1 (que ainda não foi lançado por aqui), o iX3 não é um veículo elétrico dedicado, afinal ele é baseado no X3 a combustão. Mas nesta primeira impressão se revelou um dos elétricos mais dinâmicos deste segmento que já dirigimos, e mesmo com um trem de força zero emissão, não perdeu o DNA da marca bávara. Ou seja, os clientes da BMW que migrarem do modelo a combustão para o elétrico ainda se sentirão em casa.
Coincidentemente, a Mercedes-Benz lançou na mesma semana o Mercedes EQB, em tese, um rival mais próximo do iX3. No entanto, o SUV elétrico da Mercedes tem um perfil mais voltado ao conforto, acabamento superior, sete lugares, tração dianteira e 190 cv na versão oferecida por aqui. E custa um pouco mais: R$ 502.900.
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