A BMW confirmou o lançamento do BMW iX3 no Brasil. Em uma live realizada nesta terça-feira (15), junto com o anúncio do veículo elétrico, a marca alemã apresentou os resultados de 2021 para a região da América Latina e aproveitou para anunciar os próximos passos em seu plano estratégico, que terá cada vez mais ênfase na eletrificação. 

Baseado no X3, o BMW iX3 é o primeiro SUV elétrico da marca, lançado em 2020 e atualizado com um leve facelift logo em seguida, mais precisamente em agosto do ano passado, para acompanhar as mudanças da variante a combustão. 

Um dos destaques do iX3 é a estreia do sistema de propulsão eDrive de quinta geração com um motor elétrico 210 kW (286 cv) de potência e 40,8 kgfm de torque montado no eixo traseiro. Um conjunto que permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e alcançar a velocidade máxima de 180 km/h.

BMW iX3 (2022) 3/4
BMW iX3 (2022) - lateral
BMW iX3 (2022) - interior

A bateria tem 74 kWh de capacidade e garante autonomia de 461 km com uma carga pelo ciclo WLTP. A recarga pode ser feita com 11 kW de capacidade em corrente alternada e até 150 kW em corrente contínua, o que permite um carregamento de 0 a 80% em 35 minutos em condições ideais e máxima potência. 

Em termos de aparência, a dianteira ostenta uma nova grande frontal duplo rim, faróis mais estreitos, dianteira redesenhada e novas lanternas com efeito 3D. A lista de itens de série inclui o pacote M Sport e rodas aro 20". No conjunto, o SUV ficou mais dinâmico e agressivo que o iX3 revelado em 2020.  

Por dentro, um painel que segue o desenho da versão a combustão com atualizações e instrumentação específica, com destaque para a tela do sistema de informação e entretenimento de 12,3" e um novo design no console e parte inferior do painel. 

A confirmação da vinda do BMW iX3 ao país foi dada pelo CEO do BMW Group Brasil, Aksel Krieger. No entanto, ainda não foram revelados detalhes sobre preços ou mesmo data de lançamento, que acreditamos ser posterior à chegada de outro carro elétrico da marca já confirmado, o sedã BMW i4

Com a chegada do novo modelo, a BMW diversificará suas opções de carros elétricos no país e poderá baixar o preço médio, já que o recém-lançado BMW iX se situa em um patamar mais alto, acima dos R$ 650 mil. Na Europa, o BMW iX3 custa a partir de 67.300 euros (R$ 396.200), um valor que varia conforme o mercado.