O futuro da BMW tem um nome: Neue Klasse (Nova Classe). É assim que a próxima plataforma dedicada aos carros elétricos da marca bávara foi batizada, prevista para estrear na CES 2023 em Las Vegas, e depois chegar às ruas em 2025. A arquitetura completamente nova será a base para os próximos modelos, respondendo por mais da metade das vendas globais da empresa até 2030.
Se a estratégia é, portanto, conhecida, as características técnicas da plataforma Neue Klasse permanecem desconhecidas. A Revista Car começou a esclarecer isso com uma entrevista com Frank Weber, Diretor de Tecnologia da BMW, realizada em uma conferência dedicada à sustentabilidade e inovação.
Este é o termo usado pela Weber para descrever o que acontecerá na BMW com a introdução do conceito "pack-to-open-body", graças ao qual a empresa poderá personalizar o tamanho das baterias para adaptá-las a qualquer modelo, usando células cilíndricas em vez de prismáticas. Tecnologia que surgirá de novas medidas de sustentabilidade e técnicas de reciclagem.
Segundo Weber, a BMW usará essa tecnologia em modelos baseados na plataforma Neue Klasse. Modelos com diferentes tamanhos, desde modelos compactos como o Série 1 até SUVs grandes como o X7, que se beneficiarão de baterias com densidade energética 20% maior, tamanho 30% menor, 30% a mais de alcance e carregamento 30% mais rápido que as baterias atualmente utilizadas pela BMW.
Crescimento da eficiência e desempenho de olho na sustentabilidade: segundo Weber, as novas células serão 20% mais eficientes com custos reduzidos pela metade e sua produção resultará em 60% menos emissões de CO2.
"A combinação de um sistema de 800V e um carregador de alto desempenho permitirá aproximadamente 48 km de alcance com um minuto de carregamento, até um máximo de 603 km", revelou Weber. Isso significa que levará apenas 12 minutos para carregar totalmente a bateria.
Quanto à potência, a plataforma Neue Klasse suportará um máximo de 1.341 cv e poderá acomodar até 4 motores elétricos. Um esquema já protagonista de alguns testes para o primeiro BMW M elétrico, que chegará em alguns anos. De acordo com Weber, a maioria dos modelos futuros baseados na plataforma Neue Klasse terá tração traseira ou esquemas de tração integral com um ou dois motores síncronos, tecnologia considerada melhor, pois oferece desempenho de pico estável, alta densidade energética, baixas emissões de ruído e uma taxa de eficiência de 97%.
As baterias terão capacidade entre 75 kWh e 150 kWh, para uma autonomia máxima de 1.000 km, mas não focando em potências extremamente altas porque "a penalidade em termos de tamanho e peso é contraproducente".
Para aumentar a eficiência, a BMW se concentrará, portanto, na redução da resistência ao rolamento, na melhoria da aerodinâmica e na otimização dos fluxos de energia para os vários sistemas a bordo.
De acordo com Thomas Albrecht, diretor da divisão Efficient Dynamics, os modelos baseados no Neue Klasse ganharão pelo menos 25% em termos de eficiência aerodinâmica. A BMW também está trabalhando em pneus classe A+ que devem reduzir a resistência ao rolamento em até 7%, enquanto novos rolamentos de rodas e sistemas de frenagem devem contribuir com mais 4% para melhorar a eficiência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BMW ultrapassa Tesla pela 1ª vez nas vendas de carros elétricos na Europa