Prefeitura de São Paulo faz parceria com Enel X para ampliar ônibus elétricos
Medida permite que a cidade se alinhe às políticas públicas mais modernas em relação à mobilidade urbana
A cidade de São Paulo (SP) vem anunciando medidas para acelerar a transição de sua frota para ônibus elétricos. Com esse objetivo, nesta semana foi realizada uma nova reunião e anunciada uma nova parceria com a Enel X para ajudar nesse processo.
O prefeito Ricardo Nunes se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, representantes da Enel X, e de montadoras de ônibus, das secretarias da Fazenda, Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana, e da SPTrans, para tratar do plano municipal de substituição da frota de ônibus por modelos não poluentes, como consequência da Lei de Mudanças Climáticas de 2018.
A empresa multinacional de energia anunciou suas intenções em participar ativamente do processo de troca dos atuais ônibus urbanos movidos a diesel por ônibus elétricos, de acordo com as tecnologias definidas pelos padrões técnicos da SP Trans. A ideia é que a Enel X auxilie as empresas em questões logísticas, de infraestrutura e na viabilização de veículos elétricos.
“A cidade de São Paulo sempre está em busca de projetos e soluções para melhorar o meio ambiente. Essa parceria com a Enel X é muito importante porque a redução de ônibus a diesel na nossa cidade vai permitir que diminua o índice de mortes e doenças respiratórias causadas pela poluição do ar”, afirma o prefeito.
Como já foi anunciado em outubro, a cidade de São Paulo (SP) não irá mais aceitar novos ônibus movidos a combustão na frota municipal, somente elétricos ou de zero emissão. A participação da Enel X será importante para cumprir a meta já anunciada de que 20% dos ônibus elétricos em circulação na capital sejam 100% elétricos ou de zero emissão em 2024.
Esse compromisso equivale a cerca de 2.600 ônibus elétricos em circulação na maior cidade do país em pouco mais de um ano e está alinhado com as metas de transição da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802 e pela atual licitação para renovar os contratos da Prefeitura com as empresas de transporte.
Atualmente, a frota da maior cidade do país conta com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 modelos movidos a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor