Atuando em várias frentes em termos de tecnologia, eletrificação e veículos autônomos, a holding Geely revelou sua arquitetura SEA-M, que será usada por futuros veículos sem motorista, começando com o robotáxi Zeekr desenvolvido para a Waymo.
Baseado na arquitetura SEA, criada pela Geely, a plataforma SEA-M serve de base a uma variedade de produtos de mobilidade futuros, incluindo robotaxis, veículos multiuso e veículos de logística.
Visando a tecnologia global de condução autônoma ou empresas de compartilhamento de viagens, a SEA-M oferece aos designers a oportunidade de criar uma "sala de estar" móvel inteligente devido a recursos como um interior expansivo, opção de personalização e colocação de assento aberto, ausência das colunas B e um backbone elétrico/eletrônico robusto que suporta condução autônoma e dispositivos conectados.
Graças a um piso plano e uma ampla relação eixo/comprimento, a arquitetura permite que os designers maximizem o espaço interior com um design de cápsula, como é o caso do robotaxi Zeekr para a Waymo pré-visualizado no ano passado.
Em termos de segurança, a montadora diz que todos os veículos baseados na SEA-M atenderão aos padrões globais de segurança cinco estrelas, bem como aos principais requisitos de segurança do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) dos Estados Unidos.
"A apresentação do SEA-M da ZEEKR mostrou os pontos fortes tecnológicos e o potencial da marca. A afirmação de parceiros para o SEA-M também refletiu a capacidade da ZEEKR de personalizar o desenvolvimento de acordo com as necessidades de cada usuário. No futuro, a ZEEKR continuará a trabalhar com grandes parceiros globais para apoiar uma mobilidade inteligente melhor e mais sustentável para todos".
Considerando essas palavras, parece a Geely terá outros clientes para sua plataforma de veículos autônomos, além da Waymo. E pensando nisso, a Zeekr, uma submarca da Geely, também revelou o M-Vision Concept para mostrar as capacidades desta nova arquitetura.
No entanto, a empresa de propriedade do Google será a primeira a usar um veículo baseado na arquitetura SEA-M. A Zeekr e a Waymo colaboraram no desenvolvimento de uma variante TaaS (Transportation as a Service) SEA-M que será implantada com a frota de transporte Waymo One nos próximos anos.
As imagens do robotaxi da Waymo não revelam volante, uma configuração de cinco passageiros com dois bancos dianteiros montados em trilhos que deslizam para frente e para trás e três bancos traseiros, uma tela sensível ao toque do sistema de informação e entretenimento deslizante montada no painel e telas sensíveis ao toque para os passageiros que vão na parte de trás.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD