Uma das perguntas que mais recebemos aqui no InsideEVs é: o carro elétrico já vale a pena? A resposta para esta pergunta envolve outras perguntas, como o perfil de uso e a necessidade de pegar a estrada constantemente. No entanto, se considerar que estamos falando de um veículo para o dia a dia e viagens médias eventuais, já é possível ficar com uma boa dúvida entre um SUV à combustão ou um totalmente elétrico.
Aqui trazemos um exemplo, para você que ainda não pensou na possibilidade, de comparar dois SUVs de porte semelhante. Nesta seção inaugural, listamos as credenciais do Audi Q3 Prestige 2.0 TFSI Tiptronic quattro, que pode ser abastecido somente com gasolina e o novo BYD Yuan Plus, exclusivamente elétrico.
Para começar, os tamanhos são realmente próximos. O modelo da Audi tem comprimento de 4.500 mm enquanto o SUV da BYD mede 4.455 mm. Já a distância entre-eixos dá uma leve vantagem para o Yuan Plus, com seus 2.720 mm contra os 2.680 mm do Q3. No entanto, ambos oferecem um bom espaço interno para os ocupantes traseiros, embora o Yuan Plus tenha a vantagem do assoalho totalmente plano.
Por falar nisso, o grande destaque do Audi Q3 é a tração integral quattro, que embora ocupe espaço com o túnel elevado, entrega uma qualidade de condução aprimorada, além da segurança para fazer curvas em velocidades mais elevadas. No Yuan Plus, a tração é dianteira.
As coisas começam a ficar interessantes quando comparamos os dois powertrains. O Audi vem equipado com o consagrado motor 2.0 TFSI, dotado de injeção direta e turbo, e que entrega 231 cv de potência e torque de 34,7 kgfm. A observação aqui fica para a restrição do uso exclusivo da gasolina como combustível (a versão com motor 1.4 TFSI flex deixou de ser oferecida). Já o Yuan Plus traz o motor elétrico com potência de 204 cv e torque de 31,6 kgfm. Mesmo com números inferiores, promete aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, exatos 0,2s mais rápido do que o Q3 2.0 fez em nossos testes (7,5s).
Um dos argumentos a favor do Audi Q3 é o fato de ser produzido por uma marca premium. De fato, a BYD está chegando agora no mercado brasileiro e ainda precisa provar que está no mesmo patamar. Para quem viu o Yuan Plus de perto, a boa notícia é que o SUV elétrico já traz um nível de acabamento de alta qualidade, com montagem precisa e interior com soluções realmente diferenciadas. Destaque para a tela giratória da central multimídia, painel com dois tons, puxadores das portas em desenho inédito e até mesmo o acabamento das portas com as chamadas "cordas de guitarra".
Audi Q3 Prestige 2.0 TFSI | BYD Yuan Plus | |
Motor | 2.0 TFSI (turbo) gasolina | Elétrico |
Potência | 231 cv | 204 cv |
Tração | Integral | Dianteira |
Torque | 34,7 kgfm | 31,6 kgfm |
0 a 100 km/h | 7,5 segundos | 7,3 segundos |
Comprimento | 4.500 mm | 4.455 mm |
Entre-eixos | 2.680 mm | 2.720 mm |
Preço | R$ 271.990 | R$ 269.990 |
O desafio a ser superado pelo SUV elétrico é justamente o fato de ser elétrico. Com o Audi Q3, o consumidor não precisa se preocupar com o abastecimento, isso é fato. No entanto, quem já virou a chave (ou está considerando), consegue encontrar no mercado brasileiro opções que vão colocar uma forte dúvida na cabeça. E você? Encararia o BYD Yuan Plus ou prefere ficar com o tradicional Audi Q3?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Yuan Plus sai por menos de R$ 210 mil em desconto para PCD
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD Yuan Plus: SUV elétrico recebe atualizações importantes na linha 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD e VW: Guerra de preços faz Yuan Plus baixar para R$ 202 mil na Alemanha
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD Yuan Plus: SUV elétrico está sendo vendido com desconto a R$ 229.800