Depois de Volkswagen e Renault, a BYD também está baixando seus preços. Para o best-seller, o SUV compacto Atto 3 (Yuan Plus no Brasil), isso equivale a quase 15%. O modelo de 4,46 metros de comprimento com tração dianteira de 204 cv e uma autonomia de 420 km está agora disponível a partir de 37.990 euros (R$ 202.000).

A BYD reduziu os preços de tabela dos modelos Dolphin, Atto 3 e Seal, informa o Automobilwoche, citando o fabricante. Os preços dos modelos de classe superior Han e Tang (Tan) aparentemente não foram alterados. No entanto, o configurador da BYD ainda mostra os preços antigos. A maior queda de preço é para o Atto 3, que anteriormente custava 44.625 euros (R$ 237.400) na linha Comfort e agora custa apenas 37.900 euros. Aqui estão os preços em detalhes:

  Dolphin Comfort Dolphin Design Atto 3 Comfort Atto 3
Design
Seal Design RWD Seal AWD Excelence
Tração FWD 204 cv FWD 204 cv FWD 204 cv FWD 204 cv RWD 312 cv AWD 530 cv
Autonomia de condução 427 km 427 km 420 km 420 km 570 km 520 km
Preço até à data 35.990 euros 37.990 euros 44.625 euros 47.005 euros 47,578 euros 53.668 euros
Preço novo 32.990 euros 34.990 euros 37.990 euros 39.990 euros 44.990 euros 50,990 euros
Diferença de preço  3.000 euros  3.000 euros  6,635 euros  7,015 euros  2,588 euros  2.678 euros

Com as significativas reduções de preços de cerca de 7.000 euros (R$ 37.250) para o BYD Atto 3, a marca está evidentemente a tomar a liderança do best-seller do segmento VW ID.4, que se tornou até 7.735 euros (R$ 41.600) mais barato desde o início do ano. O VW ID.4 de entrada de linha ficou mais barato: a versão Pure está disponível a partir de 32.600 euros (R$ 173.800), mas oferece uma autonomia visivelmente mais curta (364 em vez de 420 quilómetros) e uma potência do motor ligeiramente inferior (170 cv).

byd atto 3 yuan plus europe
VW ID.4 e ID.5 (2024) - atualizados

O BYD Dolphin, que compete com o VW ID.3, ficou apenas 3.000 euros (R$ 3.000) mais barato, enquanto a VW também concedeu um desconto de cerca de 7.000 euros (R$ 37.000). No entanto, em última análise, os dois carros estão agora praticamente ao mesmo preço: o BYD Dolphin está agora disponível a partir de 32.990 euros (R$ 175.000), enquanto o ID.3 está disponível a partir de 32.975 euros (R$ 175.000) com o bónus promocional e o bónus e-mobility. 

BYD Dolphin (2023)
VW ID.3 Pro (2023) posto à prova

Finalmente, o BYD Seal, com 4,80 metros de comprimento, não tem um equivalente direto da VW; neste caso, a marca pode ter-se inspirado no Tesla Model 3. Ambos são sedãs elétricos com uma porta traseira pequena e motores potentes. O BYD Seal com 312 cv de tração traseira e uma autonomia de 570 km está agora disponível a partir de 44.990 euros (R$ 239.400). A Tesla oferece um modelo comparável de tração traseira com 300 cv e uma autonomia de 554 km a partir de 43.970 euros (R$ 233.000).

BYD Seal (2023) colocado à prova
Tesla Model 3 Facelift (2024)

A BYD reconheceu os sinais do mercado e está reduzindo os preços de forma tão acentuada quanto VW e Renault. O Dolphin e o Atto 3 têm agora o mesmo preço que W ID.3 e ID.4, respectivamente. O BYD Seal pode agora também competir melhor com o Model 3. Pode presumir-se que a guerra de preços que a VW iniciou na virada do ano vai continuar. Os clientes podem se animar e o governo alemão dará um suspiro de alívio - aparentemente é possível mesmo sem o bônus ambiental. 

Galeria: SUV elétrico BYD Atto 3 no Salão de Paris