A BYD está prestes a fazer o anúncio oficial de sua fábrica de veículos e baterias na Bahia. Poucos dias após a assinatura do protocolo de intenções, o governador Rui Costa confirmou que a data do anúncio oficial será no próximo dia 13 de dezembro. 

Segundo apurado pelo portal local Bahia Notícias, a negociação já foi concluída e a montadora chinesa irá construir suas fábricas (serão 3) de carros, ônibus, caminhões elétricos e baterias em local a ser definido, provavelmente onde ficava a instalação da Ford em Camaçari, desativada há cerca de 2 anos. 

"Em dezembro estamos programados, dia 13, vamos fazer uma solenidade onde ela vai fazer o anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia, dos seus veículos. Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá [na fábrica da Ford, em Camaçari], ou aqui em Salvador", indicou o governador Rui Costa.

BYD Yuan Plus EV

Tudo indica que as instalações da BYD no Brasil ficarão em Camaçari, mas a questão ainda está em aberto, podendo ser definido um outro local na capital, Salvador. Segundo informado anteriormente, as obras teriam início em junho de 2023, onde as duas linhas de montagem (ônibus/caminhões e veículos) começariam a operar no período entre o fim de 2024 e o começo do ano seguinte.

No entanto, a terceira unidade, que será responsável pelo processamento de fosfato e lítio para as baterias de veículos elétricos, teria funcionamento antes das linhas de produção de veículos elétricos. As matérias-primas serão extraídas no Brasil e a produção será destinada ao mercado chinês, ao menos no início. 

BYD Song Plus DM-i 2023 - movimento

De qualquer forma, em poucos dias saberemos mais detalhes sobre a estratégia e as fábricas, que estão inseridas em um plano ambicioso da BYD para o Brasil, conforme antecipado pela presidente da BYD para as Américas, Stella Li, durante o lançamento do BYD Song Plus híbrido plug-in. 

Em um momento de forte expansão global, a BYD olha com cada vez mais atenção para a América Latina, onde já está presente em vários países. A confirmação dos investimentos no Brasil pode tornar o país um hub de produção para toda a região, que vê as vendas de carros elétricos crescerem.

BYD Dolphin carro eletrico

A BYD está presente no Brasil desde 2014, onde produz módulos fotovoltaicos e chassis para ônibus elétricos, bem como baterias para veículos elétricos comerciais. Desde o final do ano passado, a gigante chinesa passou a comercializar veículos elétricos de passeio no país, como o Tan, Han, D1 e o híbrido plug-in Song - o mais recente é o BYD Yuan Plus, um SUV elétrico de porte médio que está sendo lançado em diversos mercados globais. 

Fonte: Bahia Notícias