A China surpreendeu mais uma vez, com dados impressionantes de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in em outubro. Os números confirmam o gigante asiático como o maior mercado mundial de veículos eletrificados ao mesmo tempo em que ostenta as maiores taxas de crescimento do mundo nesse segmento.
Os dados compilados pela EV Volumes mostram que houve 578.000 emplacamentos de veículos eletrificados (modelos que 'vão na tomada'), ou seja, os carros elétricos a bateria e os veículos híbridos plug-in, em outubro. Esse número representa um crescimento 75% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, levando a participação desse tipo de veículo para 31% do mercado automotivo, um dos maiores percentuais do mundo.
Entre os eletrificados, os híbridos plug-in foram os que mais cresceram, com 168.000 emplacamentos no mês, um aumento de 143% na comparação ano a ano. Já os modelos elétricos a bateria avançaram 57% no mesmo período, mas perfazendo um volume de 410.000 unidades.
No acumulado de janeiro a outubro de 2022, já foram vendidos mais de 4,6 milhões de veículos eletrificados na China (considerando somente os modelos de passageiros), superando o total registrado durante todo o ano passado.
De acordo com as previsões da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA), cerca de 6 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in poderiam ser vendidos na China até 2022.
Entre os modelos mais vendidos, a linha BYD dominou boa parte do top 10. Os preferidos dos chineses foram o BYD Song Plus (recém-lançado no Brasil na versão híbrida plug-in), Qin Plus, Han e Yuan Plus, todos eles vendidos por lá em versões elétricas e híbridos plug-in (com exceção do Yuan Plus).
China: Top 10 - outubro
China: Mais vendidos - acumulado
A BYD conquistou quase um terço de todo o segmento chinês de carros elétricos e híbridos plug-in e, caminha para se tornar o principal fabricante do país, enquanto as demais marcas começam a perder terreno. Confira baixo os acumulados do ano das marcas e grupos automotivos na China.
Marcas
BYD: 29,9%
SAIC-GM-Wuling: 8,6%
Tesla: 7,3%
VAL: 4,6%
Chery: 4,4%
Geely: 3,7%
Dongfeng: 3,5%
Volkswagen: 3,4%
Grupos automotivos
BYD: 29,9%
SAIC: 11,1%
Tesla: 7,3%
Geely-Volvo: 5,5%
VAL: 4,8%
Chery: 4,4%
Grupo Volkswagen: 3,9%
Dongfeng: 3,9%
Fonte: CleanTechnica / InsideEVs
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