Os veículos elétricos comerciais estão se tornando cada vez mais populares em muitos lugares ao redor do mundo, especialmente em serviços de entrega urbanas, e a China não é exceção.

De acordo com uma nova reportagem, as vendas de veículos comerciais leves movidos a bateria aumentaram de menos de 1% em 2020 para cerca de 10% de todas as vendas do segmento este ano, e isso pode começar a ter um impacto na demanda global por petróleo, afinal estamos falando do maior mercado automotivo do mundo. 

E de acordo com esta matéria da Bloomberg, a tendência não mostra sinais de redução - mais e mais vans e pequenas picapes no país estão sendo adquiridas com propulsão elétrica, e isso lentamente se expandirá para caminhões maiores à medida que se tornam competitivos e começam a chegar na República Popular - ainda não existem muitos veículos elétricos médios ou pesados amplamente disponíveis à venda na China, mas espera-se que isso mude muito logo os fabricantes locais entrar em ação.

BYD eBus plataforma bateria blade (2) 2

Mas mesmo com a baixa oferta de caminhões elétricos maiores, a apuração revela que, embora as vendas de semi-caminhões elétricos fossem praticamente zero há dois anos, hoje eles representam 3,4% do mercado, e novamente a tendência só deve continuar a crescer. Eles ainda não podem igualar o alcance de seus equivalentes a diesel, por isso estão quase que exclusivamente sendo usados para rotas de curta distância nas áreas urbanas.

BYD caminhao eletrico

No entanto, à medida que a tecnologia das baterias continua a progredir, isso tornará os caminhões elétricos adequados para um número crescente de funções para trabalhos de longo percurso. Na China, eles também estão adotando a troca de baterias não só para carros de passeio, mas também para caminhões e vans. O país terá cerca de 34.000 veículos elétricos comerciais com baterias substituíveis nas ruas em um futuro próximo.

Os dados dizem que a China viu um aumento de 318% no número de estações de troca de baterias e muitas outras estão planejadas. Isso tudo terá um impacto nos preços globais do petróleo, também impulsionados pela parcela cada vez maior de novos veículos eletrificados que estão sendo comprados no país (muitos dos quais também contam com troca de baterias) - esses veículos atualmente compõem 22% das vendas de carros novos na RPC e a tendência não mostra sinais de desaceleração.