O BMW Group supostamente deixará de fabricar MINIs elétricos no Reino Unido até o final de 2023 e mudará a produção para a China assim que o modelo Cooper SE de próxima geração for lançado no mercado.
A montadora alemã decidiu fazer hatchbacks elétricos e um SUV elétrico na China através de sua joint venture Spotlight Automotive Limited com a Great Wall Motor. A BMW anunciou em novembro de 2021 que começaria a fabricar MINIs elétricos em uma nova fábrica na província oriental de Jiangsu, na China, a partir de 2023. No entanto, a montadora não disse na época que a produção do veículo elétrico seria encerrada no Reino Unido.
Enquanto isso, a nova CEO da MINI, Stefanie Wurst, disse ao The Times na semana passada que fazer carros elétricos e a gasolina na mesma linha na fábrica de Oxford tem sido ineficiente. "Oxford não está preparada para veículos elétricos. Vai precisar de renovação e investimento", disse. Como resultado, as linhas existentes serão retiradas como parte de uma grande revisão em uma data futura não especificada, acrescentou Wurst.
Dito isto, a executiva deixou a porta aberta para a futura produção do Mini elétrico no Reino Unido. Ela disse ao jornal que quando os MINIs elétricos forem produzidos novamente na Grã-Bretanha, estarão em uma plataforma de linha de montagem desenvolvida pela Great Wall. Perguntada quando os MINI elétricos voltarão a Oxford, ela disse: "Não há data."
Perguntado se a fábrica de Oxford poderia construir veículos MINIs e Great Wall das submarcas Ora ou Wey em algum momento não especificado no futuro, Wurst respondeu: "Talvez". Um porta-voz da Great Wall disse ao The Times que a possibilidade de produzir seus próprios veículos na fábrica de Oxford foi discutida internamente, sem fornecer detalhes. Contatamos o BMW Group para esclarecimentos sobre esta reportagem e atualizaremos a matéria quando tivermos resposta.
A BMW produz 40.000 MINIs elétricos por ano em sua fábrica nos arredores de Oxford. O anúncio de que a MINI vai parar de fabricar VEs no Reino Unido (por enquanto, ao menos) vem em um momento em que o Reino Unido está tentando fazer a transição de sua já reduzida indústria automobilística para veículos totalmente elétricos.
Depois de se tornar o lar do primeiro carro elétrico produzido em massa na Europa — o MINI Cooper SE em 2019 —, o Reino Unido está ficando atrás de outros países no desenvolvimento de uma base de produção para baterias e veículos elétricos. A fábrica de Oxford receberá um novo modelo conversível a combustão em 2025, disse o chefe da MINI anteriormente.
Além de montar o sucessor do MINI Cooper SE na China, a joint venture do BMW Group com a Great Wall Motor também fará o mini SUV elétrico da MINI Aceman na China. Quanto à próxima geração do MINI Countryman e sua variante totalmente elétrica, a produção passará da fábrica da VDL Nedcar na Holanda para Leipzig, na Alemanha.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Mini John Cooper Works elétrico é flagrado pela primeira vez
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Mini Cooper SE elétrico baixa preço para R$ 199.000 em promoção