- O Mini Cooper JCW E 2025 é quase idêntico ao Cooper SE na versão JCW.
- Sua potência foi confirmada em 259 cv, o que deve torná-lo cerca de meio segundo mais rápido na aceleração em comparação ao SE.
- A estreia oficial do carro está prevista para o final o final deste ano.
Após a apresentação de uma versão camuflada do futuro Cooper JCW E no Goodwood Festival of Speed deste ano, a Mini planejava revelar oficialmente o modelo completo antes do final de 2024. No entanto, a versão mais potente do novo Cooper elétrico foi revelada ao público pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) na China.
O aumento de potência anteriormente especulado, de 218 cv para 259 cavalos de potência, foi confirmado, assim como o fato de que o carro pesa aproximadamente o mesmo que o Mini Cooper SE 2024, fabricado na China, que testamos recentemente. Isso significa que ele possui o mesmo pacote de baterias de 54,2 kWh, com capacidade utilizável de 49,2 kWh.
Na Europa, isso garante ao SE uma autonomia declarada pelo WLTP de até 400 km, mas devido ao desempenho adicional do JCW, sua autonomia tende a ser um pouco menor.
A potência extra (e possivelmente pneus mais aderentes e agressivos) deve permitir que o JCW acelere de 0 a 100 km/h cerca de meio segundo mais rápido do que o Cooper SE, cuja marca declarada é de 6,7 segundos. O JCW ainda será um veículo de tração dianteira com motor único, e com base na nossa experiência com o SE, até mesmo este modelo tem alguma dificuldade em aplicar toda a sua potência nas rodas, então não esperamos que ele seja muito mais rápido na arrancada.
Como sugerido pelo Mini John Cooper Works E Prototype, o modelo de produção do JCW terá um kit de carroceria externo exclusivo, mas nada tão extremo quanto o antigo John Cooper Works GP, movido a gasolina, com seus para-lamas alargados e aerodinâmica exagerada. Ele terá os mesmos para-choques dianteiros e traseiros mais agressivos e saias laterais do Cooper SE na versão JCW, incluindo o grande spoiler montado no teto.
Se a versão europeia for idêntica ao carro chinês nas fotos, não será fácil distinguir o Cooper SE JCW do modelo JCW real. A única diferença óbvia é o gráfico na parte inferior do porta-malas traseiro, que parece uma bandeira quadriculada estilizada – provavelmente uma opção. O carro elétrico nas fotos do MIIT também parece ter um avental traseiro pintado de branco, que, assim como o adesivo do porta-malas, pode ser opcional e/ou exclusivo para o mercado chinês.
Os entusiastas poderão diferenciar a versão JCW do modelo padrão pelo design distinto das rodas (ainda com 18 polegadas, como no modelo não-JCW) e pelos freios maiores com pinças pintadas de vermelho. Também há alguns emblemas "John Cooper Works" ao redor do veículo, como ao lado do nome "Cooper" na traseira, nas duas laterais da asa traseira e na grade frontal. O protótipo também tinha esses logotipos na parte inferior do para-choque dianteiro, mas eles não aparecem no carro das fotos divulgadas na China.
O Cooper JCW pode ter uma altura de rodagem mais baixa do que o SE, embora os documentos do MIIT não mencionem essa característica. Também não temos uma visão do interior, que pode contar com bancos esportivos mais envolventes, além de outros detalhes esportivos que você esperaria encontrar na versão mais potente de um modelo.