O novo Jeep Avenger, o SUV compacto posicionado abaixo do Renegade, começa a ser vendido em alguns mercados europeus. Estratégico para a Jeep, ele é o primeiro modelo de produção totalmente elétrico da marca e está sendo ofertado inicialmente na edição de lançamento com o pacote completo de equipamentos.
Segundo a Jeep, o novo Avenger 1st Edition está sendo oferecido por meio dos canais físicos e online por 39.500 euros, o equivalente a R$ 251.000 em uma conversão direta, em diversos mercados como Itália, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Portugal e Polônia. O SUV elétrico também pode ser adquirido nesses países por meio do plano de assinatura, que custa a partir de razoáveis 249 euros mensais (R$ 1.358), a depender da duração e termos do contrato.
Sucesso na fase de pré-venda, o pequeno Jeep de emissão zero já recebeu mais de 10.000 pedidos em apenas um mês. De acordo com o cronograma, as primeiras unidades produzidas na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, serão entregues até o final do primeiro semestre de 2023.
Medindo 4.08 metros de comprimento, o Avenger fica abaixo do Renegade, que possui a partir de 4,23 metros, confirmando sua proposta de veículo compacto. No entanto, a capacidade do porta-malas será de 380 litros, um número mais alinhado aos carros médios (o Renegade fica entre 314 e 385 litros).
Nesta versão totalmente elétrica, o Jeep Avenger está equipado com o novo motor de 115 kW (156 cv) e 26,5 kgfm de torque, que também equipará os novos Peugeot e-308 e Opel Astra Eletric no ano que vem. A unidade é montada no eixo dianteiro e alimentada pela nova bateria de 54 kWh (50 kWh efetivos) refrigerada a líquido, o bastante para um alcance de 408 km no ciclo de teste WLTP.
A recarga pode ser feita a até 100 kW a partir de um carregador rápido DC, o que deve ser suficiente para recuperar o estado de carga de 20 a 80% em 24 minutos, a uma taxa de cerca de 30 km a cada 3 minutos.
Por enquanto, ele está disponível apenas na configuração de tração dianteira, mas a Jeep já adiantou que o SUV elétrico terá uma versão de tração integral no futuro. Durante o Salão de Paris, em outubro, a empresa mostrou um conceito do Jeep Avenger 4x4, que pode chegar ao mercado no futuro - a confirmação oficial ainda não foi dada.
O Jeep Avenger seria uma opção interessante para o Brasil, mas antes teremos que entender um pouco melhor a estratégia de eletrificação da Stellantis como um todo, para que não haja canibalização entre os veículos elétricos das diferentes marcas do grupo.
Durante o Salão de Paris, executivos do grupo disseram ao Motor1 Brasil que se o modelo for realmente lançado aqui, é mais provável que seja com produção nacional - entendemos que seria o caso dos modelos com motor a combustão (nesse caso, a versão elétrica poderia vir importada, ao menos inicialmente). A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Avenger supera 40.000 pedidos na Europa; 40% da versão elétrica
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração