Recém-lançado, o Volkswagen ID. Buzz, conhecido como a reinterpretação moderna da Kombi, foi destaque ao receber cinco estrelas, a nota mais alta, nos testes de segurança e colisão do Euro NCAP.

De acordo com o órgão europeu, a 'Kombi elétrica' se destacou pela ótima pontuação, com margem de 92% de eficiência na categoria “Proteção de ocupantes adultos”. O resultado se deve à estrutura robusta do veículo e à eficácia dos sistemas e funções de segurança.

Em termos de Safety Assist, o Euro NCAP declara que o ID. Buzz atingiu 90% do protocolo de testes de 2022, um número alinhado com os carros elétricos modernos. Por outro lado, a Volkswagen deve trabalhar um pouco mais se quiser igualar a Tesla (resultado de 98% no Model S) ou mesmo o NIO ET7 (95%).

Resultados do teste Volkswagen ID Buzz 2022 - Euro NCAP:

  • Proteção de ocupante adulto - 92% 
  • Proteção de ocupante infantil - 87%
  • Proteção de pedestres - 60%
  • Assistência de Segurança - 90%
Kombi elétrica - ID Buzz nos testes do Euro NCAP

Produzido na fábrica da Volkswagen em Hannover, Alemanha, o ID. Buzz é equipado com recursos como Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist). 

Baseado na plataforma MEB, dedicada a carros elétricos, o ID. Buzz está equipado com um motor elétrico de 150 kW (204) de potência e 31,6 kgfm de torque máximo montado no eixo traseiro. A bateria com 77 kWh de capacidade líquida tem autonomia declarada de 423 km (WLTP).

Galeria: VW ID.Buzz no Electric Experience 2022

Testes no Brasil

Apresentada recentemente no Brasil, fazendo sua primeira aparição durante o Rock in Rio, em setembro, a Kombi elétrica atualmente segue em testes no país. Ao mesmo tempo, a Volkswagen avalia a viabilidade de lançamento e receptividade da van elétrica em nosso mercado.

Segundo apuramos, tudo indica que o ID. Buzz será lançado por aqui, mas ainda não há uma data oficial. Na verdade, deve demorar um pouco. Antes disso, a marca alemã fará o lançamento do ID.4, que já foi apresentado há mais de um ano no país.