Se você ainda não conhece a montadora chinesa NIO, é bom ficar mais atento. Considerada a montadora com maior potencial para dar dor de cabeça para a Tesla, a NIO Motors celebra a produção de nada menos do que 300 mil unidades de veículos puramente elétricos. Seu primeiro modelo, o ES8, foi lançado em 2018. 

O veículo de número 300.000º produzido foi um NIO ET5, um sedã de porte médio na cor azul (lançado em setembro deste ano) e que é produzido na segunda fábrica da montadora, batizada de NeoPark.

A linha da NIO ainda conta com outros cinco modelos bem interessantes e com o visual muito bem resolvido. O modelo topo de linha é o SUV ES8, seguido por outro SUV ligeiramente menor ES6. Antenada no mercado mundial atual, também possui em sua gama o SUV Coupé EC6 e outro SUV intermediário chamado ES7. Mirando diretamente em modelos da Tesla, tanto em visual como em tecnologia, há ainda o sedã tecnológico ET7.

Linha de veículos elétricos da NIO

Linha de veículos elétricos da NIO

A NIO está atualmente em fase de expansão. A montadora chinesa alcançou recentemente um novo recorde de vendas mensais e segue ampliando sua presença global, entrando em diversos países europeus (as entregas do ET7 na Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia começaram em outubro).

O veículo 200.000º foi produzido no dia 26 de abril, o que mostra que foram necessários menos de oito meses para produzir mais 100.000 da linha BEV premium. Cumulativamente, a NIO vendeu 273.741 carros elétricos até ao final de novembro, o que também significa que basicamente não há muito estoque (a maioria veículos já está em trânsito para clientes).

Embora seis modelos sejam já uma linha de EV bastante decente para "começar", a NIO afirmou que tem a missão de lançar cinco novos modelos na primeira metade de 2023. Os últimos três modelos (ET7, ES7 e ET5) baseiam-se na plataforma NT 2.0 (em comparação com a plataforma NT 1.0 no caso do ES8, ES6 e EC6), introduzida este ano.

Até 2025, a NIO projeta atuar em mais de 25 países e territórios. Isto significa não só a venda de carros elétricos, mas também uma expansão da infraestrutura de carregamento e da rede de estações de troca de baterias.

Várias primeiras estações de troca de baterias foram lançadas na Europa (incluindo Noruega, Suécia e Alemanha). Estas estações são produzidas localmente numa novíssima NIO Power Europe Plant na Hungria.