JAC E-JS1 recebe zero estrela e decepciona nos testes do Latin NCAP
Carro elétrico urbano foi mal nos testes de impacto e na maioria dos quesitos avaliados pelo órgão de segurança
Um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil, o JAC E-JS1 foi testado pelo Latin NCAP nesta terça-feira (13). O carro urbano da marca chinesa se revelou uma decepção nos testes de colisão e segurança, com pontuação baixa na maioria dos requisitos avaliados pelo órgão.
O Latin NCAP informa que a avaliação de segurança dos veículos elétricos é focada – como nos veículos com motor de combustão interna – em adultos, crianças, pedestres/usuários vulneráveis das estradas (VRU) e tecnologias de assistência à segurança, utilizando o mesmo Protocolo de Avaliação, independentemente de seu tipo de motorização.
Galeria: JAC E-JS1 - Teste de colisão
Outros pontos críticos de avaliação são considerados para os veículos elétricos, como o risco de choque elétrico e sistemas de corte de bateria em caso de impacto.
Além disso, o órgão relatou que o JAC E-JS1 não cortou a energia elétrica após o teste frontal, como deveria ter acontecido se o corte de emergência estivesse presente e funcionando corretamente - no impacto lateral, o sistema de corte indicou a ativação, mas o carro ainda estava em movimento, de modo que a bateria estava conectada e ativa.
Destacando a importância da transição energética para veículos de energia limpa, mas afirmando que ela nunca pode deixar de lado a segurança, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"A versão elétrica do JAC E10x, também chamado de EJS1 ou E-S1, é usada como táxi no México. O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de "limpo ou seguro", ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU indicam tanto a segurança quanto o meio ambiente como aspectos-chave relevantes. Portanto, o status "amigável como o meio ambiente" não deve ofuscar a relevância da segurança do veículo. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC".
Durante os testes de colisão, a estrutura do habitáculo como um todo foi considerada instável. Ainda que o carro elétrico compacto tenha sido considerado bom em alguns quesitos, como a proteção para cabeça, o tórax e abdômen tiveram proteção fraca.
Já o teste do poste não foi realizado porque o modelo não oferece airbags laterais, nem como opcional. Por outro lado, durante o teste do efeito chicote a proteção para o pescoço foi considerada boa. Por fim, o veículo não atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro.
O JAC E-JS1 oferece cintos de 3 pontos em todas as posições, mas o airbag do passageiro não possui um interruptor para desativação, o que prejudica o uso das cadeirinhas infantis. O modelo possui fixação ISOFIX de série, mas a sinalização não atende aos critérios do Latin NCAP.
Lançado no Brasil em meados de 2021, o JAC E-JS1 tem 300 km de autonomia e já foi considerado o carro elétrico mais barato à venda no país e atualmente custa R$ 159.900. Atualmente ele é o terceiro modelo mais vendido do segmento zero emissão, com 589 emplacadas de janeiro a novembro, só perdendo para o Caoa Chery iCar e o campeão Volvo XC40 Recharge.
Fonte: Latin NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil