Um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil, o JAC E-JS1 foi testado pelo Latin NCAP nesta terça-feira (13). O carro urbano da marca chinesa se revelou uma decepção nos testes de colisão e segurança, com pontuação baixa na maioria dos requisitos avaliados pelo órgão.
O Latin NCAP informa que a avaliação de segurança dos veículos elétricos é focada – como nos veículos com motor de combustão interna – em adultos, crianças, pedestres/usuários vulneráveis das estradas (VRU) e tecnologias de assistência à segurança, utilizando o mesmo Protocolo de Avaliação, independentemente de seu tipo de motorização.
Outros pontos críticos de avaliação são considerados para os veículos elétricos, como o risco de choque elétrico e sistemas de corte de bateria em caso de impacto.
Além disso, o órgão relatou que o JAC E-JS1 não cortou a energia elétrica após o teste frontal, como deveria ter acontecido se o corte de emergência estivesse presente e funcionando corretamente - no impacto lateral, o sistema de corte indicou a ativação, mas o carro ainda estava em movimento, de modo que a bateria estava conectada e ativa.
Destacando a importância da transição energética para veículos de energia limpa, mas afirmando que ela nunca pode deixar de lado a segurança, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"A versão elétrica do JAC E10x, também chamado de EJS1 ou E-S1, é usada como táxi no México. O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de "limpo ou seguro", ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU indicam tanto a segurança quanto o meio ambiente como aspectos-chave relevantes. Portanto, o status "amigável como o meio ambiente" não deve ofuscar a relevância da segurança do veículo. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC".
Durante os testes de colisão, a estrutura do habitáculo como um todo foi considerada instável. Ainda que o carro elétrico compacto tenha sido considerado bom em alguns quesitos, como a proteção para cabeça, o tórax e abdômen tiveram proteção fraca.
Já o teste do poste não foi realizado porque o modelo não oferece airbags laterais, nem como opcional. Por outro lado, durante o teste do efeito chicote a proteção para o pescoço foi considerada boa. Por fim, o veículo não atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro.
O JAC E-JS1 oferece cintos de 3 pontos em todas as posições, mas o airbag do passageiro não possui um interruptor para desativação, o que prejudica o uso das cadeirinhas infantis. O modelo possui fixação ISOFIX de série, mas a sinalização não atende aos critérios do Latin NCAP.
Lançado no Brasil em meados de 2021, o JAC E-JS1 tem 300 km de autonomia e já foi considerado o carro elétrico mais barato à venda no país e atualmente custa R$ 159.900. Atualmente ele é o terceiro modelo mais vendido do segmento zero emissão, com 589 emplacadas de janeiro a novembro, só perdendo para o Caoa Chery iCar e o campeão Volvo XC40 Recharge.
Fonte: Latin NCAP
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