Flagramos a nova picape elétrica da JAC no Brasil. Apresentada em abril na China, a JAC T9 EV aposta em visual totalmente novo e é baseada em uma nova plataforma modular para picapes médias e grandes da marca chinesa. O lançamento no Brasil está previsto para o final do ano, logo após a chegada da versão a diesel.
As especificações mostram que a picape tem comprimento de 5,62 metros, largura de 1,96 metro, altura de 1,92 metro e 20,5 cm de altura do solo. A caçamba tem 1,81 metro de comprimento. O chassi com estrutura em "H" duplo e 9 traves transversais, promete resistência e durabilidade em diferentes tipos de terreno. A altura livre do solo de 205 mm e as rodas de 18 polegadas contribuem para a capacidade off-road.
Com design externo mais moderno e robusto que o modelo anterior, a nova picape de zero emissão da JAC se destaca também pelo interior, aparentemente mais refinado e montado com materiais de melhor qualidade. Segundo informado pela imprensa chinesa, o design interno é inspirado na Cidade Proibida, com uma estrutura horizontal e vertical em forma de T simétrica.
O interior da T9 EV possui quadro de instrumentos com tela LCD de 7", comando de voz, atualização remota, sistema automotivo inteligente ZhiLing 3.0 oferece navegação dupla, atualizações remotas (OTA), carregamento sem fio rápido, fonte de alimentação de 220V, bancos com ajuste elétrico e ar condicionado automático, entre outras comodidades.
Em termos de propulsão, ao menos da versão vendida na China, a JAC T9 EV está equipada com motor duplo para uma potência combinada de 230 kW (313 cv) e torque máximo de 52,8 kgfm. Um sistema que é alimentado por uma bateria LFP com 88,02 kWh de capacidade e autonomia de 500 km pelo padrão chinês. Apenas para comparação, a atual JAC iEV 330P à venda por aqui tem 204 cv de potência e uma bateria de 65 kWh para um alcance de 226 km pelo padrão Inmetro.
Fotos: Leo Fortunatti