page ad skin

Mini-Batmóvel elétrico bate recorde ao acelerar de 0 a 96 km/h em 1,4 segundo

McMurtry Spéirling terá produção limitada e pode ainda cumprir o quarto de milha em apenas 7,97 segundos

McMurtry Speirling em Goodwood

Não é novidade que os carros elétricos podem apresentar números impressionantes de aceleração, mas o pequeno e interessante carro de pista McMurtry Spéirling está em outro nível.

A equipe da McMurtry recentemente se juntou à empresa de vendas de carros Carwow e teve seu apresentador do YouTube Mat Watson dando algumas voltas no Spéirling.

Em uma pista com superfície úmida que recebeu algum tratamento de secagem, Watson conseguiu marcar um tempo de 0-60 mph (96 km/h) de 1,4 segundo, um tempo de 0-160 km/h de 2,63 segundos e um tempo de quarto de milha de 7,97 segundos. Ao contrário da maioria dos outros números de aceleração de veículos elétricos, o tempo do Spéirling foi medido sem o uso de controle de largada. 

Galeria: McMurtry Spéirling em Goodwood

Apenas para comparação, o hipercarro Pininfarina Battista precisa de 1,79 segundo para atingir 60 mph (96 km/h), que é o recorde atual de carros de produção, embora esse número tenha sido alcançado com o controle de largada. O hipercarro Nevera da Rimac registrou um tempo de quarto de milha de 8,5 segundos. 

O Spéirling, no entanto, é uma máquina de pista pura projetada para trabalhar no limite, e para este teste o carro recebeu pneus slicks de arrasto sob medida. A potência máxima é de 1.000 cv, todos eles enviados para as rodas traseiras em um veículo que pesa menos de 998 quilos. Para ajudar na tração, o carro tem um sistema que pode gerar mais de 4.400 libras de downforce sob demanda.

McMurtry

McMurtry disse que a bateria, que se acredita ser uma unidade de 60 kWh, pode fornecer um alcance de mais de 300 milhas (482 km) em condução normal e 25 minutos de operação em velocidades de pista comparáveis a um carro de corrida GT4. O Spéirling é tão impressionante quando se trata de curvas quanto na faixa de arrasto. Em junho, o ex-piloto de Fórmula 1 e atual piloto de desenvolvimento da Spéirling, Max Chilton, estabeleceu um tempo recorde de 39,08 segundos para a subida de 1,16 milha de Goodwood.

McMurtry está atualmente trabalhando em uma versão de estrada do Spéirling e já abriu as reservas para o modelo. A produção será limitada a poucas unidades e o preço será salgado: na casa dos sete dígitos (em dólar). A McMurtry planeja lançar uma sequência do Spéirling, um carro que deve ser ainda menor em tamanho.