CEO da Toyota volta a questionar a transição total para os carros elétricos
"Como a resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção", diz Toyoda
Na semana passada, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, deu esperança aos entusiastas da marca que gostariam que a montadora apresentasse uma estratégia de veículos elétricos mais convincente, revelando o conceito de picape elétrica Hilux Revo BEV Concept na Tailândia.
Enquanto a picape elétrica de cabine única parecia muito próxima da produção, a Toyota não revelou nenhuma especificação ou uma data de lançamento. Akio Toyoda disse que o Hilux Revo BEV Concept foi "projetado para apoiar a neutralidade de carbono e um ambiente melhor para todos". Ele então passou a defender a abordagem cautelosa da Toyota para veículos elétricos, reiterando que a empresa ainda não acredita em uma transição completa para BEVs.
"Acredito que precisamos ser realistas sobre quando a sociedade será capaz de adotar totalmente os veículos elétricos a bateria e quando nossa infraestrutura pode apoiá-los em escala. Porque, assim como os carros totalmente autônomos que todos deveríamos estar dirigindo agora, acho que os BEVs levarão mais tempo para se tornarem mainstream do que a mídia gostaria que acreditássemos. E, francamente, os BEVs não são a única maneira de alcançar as metas de neutralidade de carbono do mundo".
Galeria: Toyota Hilux Revo BEV Concept
Embora a declaração acima tenha sido incluída no comunicado de imprensa oficial, Akio Toyoda fez comentários semelhantes aos repórteres presentes no evento.
De acordo com o Wall Street Journal, o presidente-executivo e neto do fundador da Toyota Motor, Sakichi Toyoda, disse que está entre a "maioria silenciosa" da indústria em questionar se os veículos elétricos devem ser perseguidos exclusivamente.
"As pessoas envolvidas na indústria automobilística são em grande parte uma maioria silenciosa. Essa maioria silenciosa está se perguntando se os EVs são realmente OK para ter como uma única opção. Mas eles acham que é a tendência, então eles não podem falar em voz alta."
Os comentários de Akio Toyoda refletem uma preocupação crescente sobre a rapidez com que as empresas automotivas podem fazer a transição para veículos elétricos. Enquanto rivais como General Motors, Volkswagen e Honda estabeleceram datas para quando suas linhas serão totalmente elétricas, a Toyota investiu em uma linha diversificada de veículos que inclui carros movidos a hidrogênio e híbridos.
"Como a resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção", explicou Toyoda. Ele acrescentou que Toyoda estava levando todos os tipos de veículos a sério, incluindo veículos elétricos. No final de 2021, a empresa se comprometeu a gastar até US$ 35 bilhões em sua linha de veículos elétricos até 2030.
Toyota Corolla Cross Hydrogen (2022)
Dito isto, a Toyota tem sido mais lenta do que a maioria dos rivais para lançar modelos totalmente elétricos nos principais mercados. Nos EUA, a empresa atualmente vende apenas um EV, o SUV bZ4X. Recentemente, a Toyota anunciou planos para lançar cinco novos veículos elétricos da marca bZ na Europa até 2026.
Nas últimas semanas, a Reuters relatou um movimento que poderá dar uma guinada em sua estratégia de carros elétricos. Fala-se em maior prioridade aos EVs e até a possibilidade de desenvolver uma nova plataforma dedicada. Dessa forma, é curioso que o CEO continue com o discurso de um futuro "multi energia" enquanto nos bastidores a marca esteja se mexendo para acelerar os elétricos.
Fonte: Wall Street Journal, Toyota
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