A Toyota Hilux é um dos veículos mais tradicionais do mercado. Sucesso de vendas em vários países, inclusive no Brasil, onde lidera com folga o segmento, a picape média tem recebido atenção da montadora recentemente no que se refere a novas opções de propulsão. 

Poucos dias após a divisão do Reino Unido apresentar um protótipo equipado com células de combustível a hidrogênio que dará origem a um pequena série, a Toyota acaba de revelar um protótipo totalmente elétrico da Hilux, possivelmente sinalizando um próximo modelo de produção.

A novidade foi apresentada na Tailândia, durante a celebração do aniversário de 60 anos de operações naquele mercado, onde uma grande cerimônia foi realizada para marcar o jubileu.

Como parte das celebrações, a Toyota mostrou a Hilux Revo BEV Concept para o público pela primeira vez, embora não estivesse realmente pronta para fornecer informações detalhadas sobre a picape de zero emissão. 

Toyota Hilux FCHV

Toyota Hilux a hidrogênio

A picape elétrica foi apresentada por Akio Toyoda, presidente e CEO da Toyota Motor Corporation, que enfatizou que parte do seu desenvolvimento foi realizado na Tailândia, um mercado onde a picape é bastante popular, assim como no Brasil. No palco, a versão de zero emissão da Hilux dividiu espaço com o IMV 0 Concept, um protótipo de veículo comercial leve.

O interessante é que durante o discurso, Toyoda disse que "os BEVs não são a única maneira de alcançar as metas de neutralidade de carbono do mundo", reforçando a visão da montadora que aposta na diversidade de opções de propulsão. Algo que deve mudar em breve. 

Captador Toyota EV

Toyota - conceito de picape elétrica apresentado em 2021

E falando em picape elétrica, vale lembrar que no final do ano passado a Toyota mostrou pela primeira vez um protótipo apelidado de "Pickup EV", que seria a prévia da futura picape de zero emissão com as tecnologias mais recentes da marca. No entanto, ela ainda não teve detalhes técnicos revelados, nem previsão de lançamento. 

Dito isto, é curioso a Toyota mostrar uma versão elétrica da Hilux, sendo que já existe uma alternativa mais moderna para uma picape de zero emissão da marca. Ainda não há confirmação se e quando a Hiux EV chegará ao mercado. Os dois modelos poderiam coexistir em mercados diferentes? Vamos acompanhar. 

Fonte: Toyota Tailândia