Levar seu carro elétrico constantemente a uma estação de carregamento rápido DC é prejudicial para a bateria? A resposta curta é "não", mas precisamos explicar algumas coisas antes.

Como funciona o carregamento rápido DC

As estações públicas de carregamento rápido DC de "Nível 3" podem levar a bateria de um veículo elétrico a 80% de sua capacidade em cerca de 15 a 45 minutos, dependendo do veículo e da temperatura externa (uma bateria fria carrega mais lentamente do que uma quente). Embora a maior parte do carregamento de carros elétricos seja feita em casa, o carregamento rápido DC pode ser útil caso o proprietário de um veículo elétrico perceba que o indicador do estado da carga está ficando baixo durante o trajeto. A localização de estações de Nível 3 é essencial para quem faz viagens longas.

O carregamento rápido DC usa várias configurações de conectores. A maioria dos primeiros modelos das montadoras asiáticas usava o que é chamado de conector CHAdeMO (Nissan Leaf, Kia Soul EV), enquanto os EVs alemães, americanos e asiáticos mais recentes usam predominantemente o plugue SAE CCS Combo, com muitas estações de carregamento de nível 3 suportando inicialmente os dois tipos, mas agora favorecendo fortemente o CCS. A Tesla usa um conector proprietário (agora chamado de North American Charging Standard ou NACS) para acessar sua rede de Supercharger de alta velocidade, que é limitada a seus próprios veículos. Os proprietários de veículos da Tesla podem, no entanto, usar outros carregadores públicos por meio de um adaptador que acompanha o veículo.

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Enquanto os carregadores domésticos utilizam corrente alternada que é convertida em corrente contínua DC pelo veículo, um carregador de nível 3 alimenta diretamente a bateria. Isso permite que ele carregue o carro em um ritmo mais rápido. Uma estação de carregamento rápido está em constante comunicação com o veículo elétrico ao qual está conectada. Ela monitora o estado de carga do carro e fornece apenas a quantidade de energia que o veículo pode suportar, o que varia de um modelo para outro. A estação regula o fluxo de eletricidade de forma adequada para não sobrecarregar o sistema de carregamento do veículo e danificar a bateria.

Depois que o carregamento é iniciado e a bateria do carro é aquecida, o fluxo de energia normalmente aumenta até a capacidade máxima do veículo. O carregador manterá essa taxa pelo maior tempo possível, embora possa cair para uma velocidade mais moderada se o veículo solicitar que o carregador diminua a velocidade para não comprometer a vida útil da bateria. Quando a bateria de um veículo elétrico atinge um determinado nível de capacidade, geralmente 80%, o carregamento diminui essencialmente para o que seria a operação de Nível 2. Isso é conhecido como curva de carregamento rápido DC.

Carregamento do Tesla Model Y em uma estação Supercharger

Efeitos do carregamento rápido frequente

A capacidade de um carro elétrico de aceitar correntes de carga mais altas é afetada pela química da bateria. O conhecimento aceito no setor é que o carregamento mais rápido aumentará a taxa de redução da capacidade da bateria de um veículo elétrico. No entanto, um estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Idaho (INL) concluiu que, embora a bateria de um carro elétrico se deteriore mais rapidamente se sua única fonte de energia for o carregamento de nível 3 (o que quase nunca acontece), a diferença não é particularmente acentuada.

Testes iniciais em Nissan Leafs com resfriamento a ar

O INL testou dois pares de Nissan Leaf EVs do ano modelo 2012 que foram dirigidos e carregados duas vezes por dia. Dois foram recarregados com carregadores de 240 volts de "Nível 2", como os usados na garagem de uma casa, e os outros dois foram levados a estações de Nível 3. Cada um deles foi dirigido em vias públicas na área de Phoenix, Arizona, durante um ano. Eles foram testados sob as mesmas condições, com seus sistemas de controle climático ajustados para 72 graus e o mesmo grupo de motoristas pilotando os quatro carros. A capacidade da bateria dos veículos foi testada em intervalos de 10.000 milhas (16.000 km).

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Após os quatro carros de teste terem sido dirigidos por 50.000 milhas (80.000 km), os carros de Nível 2 perderam cerca de 23% da capacidade original da bateria, enquanto os carros de Nível 3 perderam cerca de 27%. O Leaf 2012 tinha uma autonomia média de 73 milhas (118 km), o que significa que esses números representam uma diferença de cerca de menos de 4 km com uma carga.

Deve-se observar que a maior parte dos testes do INL durante o período de 12 meses foi realizada no clima extremamente quente de Phoenix, o que pode afetar a vida útil da bateria, assim como a carga e a descarga profundas necessárias para manter o Leaf 2012 de alcance relativamente curto funcionando. Essas temperaturas podem ser extremamente severas para as baterias de veículos elétricos resfriadas a ar, como as encontradas no Leaf.

Testes mais recentes mostram que o carregamento rápido tem um impacto ainda menor

Qual será a degradação da bateria ao longo do tempo se o carregamento rápido for usado predominantemente? A Recurrent se propôs a responder a essa pergunta em um teste recente envolvendo alguns Teslas. O gráfico abaixo mostra os resultados.

O estudo analisou os dados de carregamento de mais de 12.500 veículos Tesla nos Estados Unidos. A taxa de degradação da autonomia dos carros que usam frequentemente o carregamento rápido é estatisticamente semelhante quando comparada ao carregamento AC.

A empresa, que fornece relatórios de análise de veículos e baterias para veículos elétricos, comparou os carros que fazem carga rápida em pelo menos 90% das vezes com os carros que fazem carga rápida em menos de 10% das vezes. Os resultados mostram pouca ou nenhuma diferença entre os dois métodos de carregamento.

Isso significa que os carros elétricos mais novos têm ainda menos probabilidade de apresentar degradação significativa da bateria quando carregados rapidamente com frequência do que os primeiros carros elétricos, como o Nissan Leaf.

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A conclusão geral aqui é que, embora o carregamento DC possa afetar a vida útil da bateria de um carro elétrico, o impacto deve ser mínimo, especialmente porque não é normalmente a principal fonte de carregamento. Dificilmente as pessoas irão utilizar a carga rápida todas as vezes em que forem recarregar. 

Ou, em termos mais simples, carregue seu veículo elétrico de forma rápida sempre que for necessário. Você não precisa se preocupar com nenhuma diferença significativa na vida útil da bateria.