Sempre ouvimos falar de inovações para baterias de carros elétricos, embora pareça que a tecnologia nunca chegue de fato ao mercado para uso generalizado. Entretanto, a tecnologia de carga rápida extrema da bateria da StoreDot (XFC) parece promissora, e está sendo testada atualmente por pelo menos 15 montadoras de automóveis.

Agora, o fabricante israelense de baterias diz que suas baterias dominantes em silício podem podem tornar os veículos elétricos de carga rápida extrema "acessíveis a todos".

As próximas baterias dominantes de silício da StoreDot estão sendo projetadas para serem mais baratas, leves e sustentáveis. A empresa diz que começará a produzi-las em escala em breve, e o objetivo é permitir o uso de baterias menores que são capazes de serem carregadas de forma extremamente rápida. No final, a StoreDot espera que o avanço seja a resposta para tornar os carros elétricos mais acessíveis para as massas.

Galeria: StoreDot - baterias

As baterias ainda são caras e com baixa oferta. Infelizmente, um veículo elétrico com uma quantidade decente de autonomia precisa de uma tonelada de células de bateria, o que requer um conjunto de baterias maior.

Um pacote grande significa que o veículo elétrico realmente precisa do espaço para alojá-lo, e o carro vai ser bastante pesado, carregando um monte de células de bateria extras que ele só poderá usar de vez em quando, em longas viagens. Entretanto, se um veículo elétrico carregar super rapidamente, ele pode não precisar de tanto alcance, então baterias menores podem ser suficientes. O CEO da StoreDot, Dr. Doron Myersdorf, compartilhou:

"As duas barreiras remanescentes à propriedade do EV são ansiedade e custo, e a solução XFC da StoreDot foi projetada para auxiliar em ambos. Os tempos de carregamento radicalmente reduzidos permitirão aos fabricantes automotivos repensar como eles se aproximam do tamanho e alcance da bateria. Quando os tempos de carregamento não são mais um problema, faz muito mais sentido encaixar conjuntos de baterias menores".

A StoreDot diz que sua tecnologia de baterias EV está no ponto em que as células carregam tão rapidamente que ela está confiante de que os EVs que usam a tecnologia serão capazes de se mover para baterias menores. Isto tornaria os veículos elétricos mais leves e menos caros. O desempenho melhoraria, o tempo de carga seria obviamente reduzido e mais pessoas poderiam se dar ao luxo de fazer a transição de um carro a gasolina para um EV.

De acordo com o Green Car Congress, a StoreDot pretende começar a entregar suas novas baterias XFC 100 em 5 de silício dominante aos fabricantes de carros elétricos até o próximo ano. A empresa diz que a tecnologia pode adicionar cerca de 100 milhas (160 km) de alcance em apenas 5 minutos. Se isto se tornar a norma, os proprietários de EV não terão que se preocupar com a ansiedade do alcance, uma vez que carregar seu EV na estrada levará aproximadamente o mesmo tempo que gasear.

Se um EV que normalmente seria equipado com uma bateria de 80 kWh pudesse usar uma bateria de 50 kWh, ele poderia reduzir em cerca de 200 quilos o peso do carro, o que aumentaria o alcance e a eficiência ao mesmo tempo em que melhoraria o desempenho. Poderia também reduzir o custo do VE em cerca de US$ 4.500.