O final do ano é um bom momento pra fazer um balanço. A StoreDot, empresa israelita envolvida na produção de baterias XFC (eXtreme Fast Charging), faz um resumo das realizações de 2022 e lança as bases para o seu futuro.

Em primeiro lugar, a empresa tem o prazer de anunciar que atingiu todos os objetivos propostos nos últimos 12 meses e que está de acordo com a estratégia que a levará a colocar os seus produtos no mercado em 2024. Mas porque são estas células XFC são tão importantes?

Espaço livre para melhorias

Para explicar claramente o tipo de células em que a StoreDot trabalha, basta dizer que estas também são conhecidas pela sigla 100 in 5. Isto indica a capacidade destas baterias de ganhar 100 milhas de alcance (cerca de 160 km) em 5 minutos em uma estação de carga. Dito isso, encaramos uma pequena revolução: adeus ansiedade de autonomia e adeus longas paradas para uma carga completa nos carros elétricos.

 

A StoreDot, além disso, está confiante que a sua tecnologia continuará a evoluir nos próximos anos, com produtos que têm sido chamados 100 in 3 e 100 in 2 respectivamente, onde '100' é sempre o ganho em termos de quilometragem (milhas), enquanto 3 e 2 se referem à duração da recarga em minutos, respectivamente.

  • 2024: 100 in 5
  • 2028: 100 in 3
  • 2032: 100 in 2

Registos de duração e densidade

As baterias StoreDot não brilham apenas em termos de velocidade de carregamento. Nos laboratórios da empresa israelita, foram criadas células com uma densidade de 300 Wh/kg que se provaram resistente a até 1.200 ciclos. Em ambos os casos, estes são valores recordes, ou quase valores recordes. De fato, a StoreDot afirma que existem tecnologias em desenvolvimento que permitirão às células manter um bom desempenho durante 1.700 ciclos.

StoreDot, bateria com o regeneranti

Uma grande atração

As características técnicas destas baterias, combinadas com a sua velocidade de recarga, fizeram da StoreDot uma proposta atrativa para muitos fabricantes e empresas do setor da mobilidade elétrica.

A Ola Electric, uma empresa indiana que produz veículos eléctricos (principalmente scooters, mas em breve também um carro), financiou a StoreDot com uma soma multi-milionária. Mas também a Volvo - com a sua associada Polestar - tem apoiado financeiramente as atividades da empresa. Às marcas escandinavas juntam-se outras, tais como Mercedes e VinFast, ambas igualmente confiantes na sua capacidade de realizar baterias XFC em grande escala dentro de um prazo razoável.

 

Início dos testes de campo

De fato, à medida que 2022 se aproxima do fim, os progressos feitos pela StoreDot têm sido tangíveis. A empresa nos últimos meses mostrou pela primeira vez em vídeos o que é capaz de fazer em termos de velocidade de carregamento, provando que o '100 in 5' do nome é real.

Depois, em setembro, até forneceu protótipos de baterias aos fabricantes envolvidos no projeto (Volvo, Polestar, Mercedes e VinFast) para iniciar os testes em condições reais. Que resultados virão? Ainda não sabemos. Mas uma coisa é certa: a este ritmo, em 2023 ouviremos mais sobre o carregamento ultrarrápido e em 2024, com toda a probabilidade, poderemos testá-lo em algum tipo de carro elétrico de produção.