A StoreDot, startup israelense de baterias, anunciou outro grande marco relacionado às suas células de íons de lítio do ânodo dominantes em silício (cátodo NCM 811), que são projetadas para um carregamento extremamente rápido.

As células de bateria de 30 Ah (formato pronto para produção já disponível para OEMs globais para testes) resistiram a mais de 1.000 ciclos de carregamento rápido até que a capacidade diminuísse para 80% do valor inicial. 

Durante o experimento, as células foram consecutivamente carregadas (10-80% janela de estado de carga) em uma corrente relativamente alta (em 10 minutos), e depois descarregadas a cerca de 1C de corrente (em 60 minutos). Considerando a temperatura ambiente de 35°C, é um teste bem difícil.

Galeria: StoreDot - baterias

Além disso, devemos lembrar que são baterias bastante densas em energia com densidade de 330 Wh/kg e 740 Wh/l ("*eletrodos e eletrólitos somente").

"StoreDot's '100in5' células repetidamente carregadas de 10 a 80% de capacidade em apenas 10 minutos e depois descarregadas por uma hora antes da recarga. As células atingiram mais de 1000 desses ciclos de carga extremos consecutivamente antes de se degradarem abaixo dos 80% do limite de capacidade original. Nenhuma degradação notável ocorreu nos primeiros 600 ciclos em que as células foram carregadas consecutivamente entre 10 e 80 por cento".

StoreDot atinge o marco histórico de 1000 ciclos de células de bateria de carregamento extremamente rápido prontas para integração de EV

Para uma bateria hipotética de 75 kWh e um alcance inicial de 576 km, 1.000 ciclos (10-80%) seriam o equivalente a provavelmente mais de 225.000 milhas (362.000 km) e o veículo ainda manteria 80% do alcance - 286 milhas (460 km).

Resultados dos testes:

  • Célula de bolsa de 30 Ah
  • lítio-íon
    NCM 811 catódico
    ânodo dominante de silício (cerca de 40%)
  • densidade de energia:
    330 Wh/kg
    740 Wh/l
    "*eletrodos e eletrólitos apenas"
  • temperatura ambiente: 35°C
  • teste: 10-80% de janela de estado de carga (SOC)
    10 minutos de carga (6C de corrente)
    Descarga de 60 minutos (corrente 1C)
  • resultado: mais de 1.000 ciclos até atingir 80% da capacidade inicial

Yaron Fein, vice-presidente de P&D da StoreDot

"Tenho o prazer de anunciar que não apenas atingimos nossa meta, mas também a excedemos - e já temos em nossos laboratórios uma formulação aprimorada que nos permite mostrar um desempenho ainda melhor. Esta é a primeira vez que um desempenho celular desta magnitude é alcançado. Os resultados comprovam o esforço incansável de P&D da StoreDot, o entusiasmo de todos na empresa e a visão de Extreme Fast Charging que compartilhamos com nossos parceiros.

A StoreDot diz que as primeiras células (densidade de energia de 300 Wh/kg e 700 Wh/l) estão agora sendo enviadas para parceiros automotivos globais, enquanto ao mesmo tempo a empresa antecipa novas melhorias antes do final deste ano.

A produção em série de células de bateria "100 em 5" (100 milhas de alcance reabastecido em 5 minutos) começará em 2024. A meta a longo prazo é atingir uma velocidade de reposição de autonomia de 100 milhas (160 km) em 2 minutos.

StoreDot diz que outros fatores de forma além do tipo de pack também estão em desenvolvimento - inclui o modelo cilíndrico e o tipo prismático.

Metas:

  • "100 em 5" - meta de produção em massa: 2024
    (100 milhas de alcance reabastecido em 5 minutos) e cerca de 300 Wh/kg
  • "100 em 3" - a ser lançado em 2028
    (100 milhas de alcance reabastecido em 3 minutos) e cerca de 400 Wh/kg
  • "100 em 2" - "dentro de uma década" (planejado para 2032)
    (100 milhas de alcance reabastecido em 2 minutos) e mais de 500 Wh/kg