Quando falamos sobre a bateria de íon-lítio de um carro elétrico, geralmente nos referimos a dois valores relacionados à quantidade de energia que ela pode armazenar: capacidade bruta e capacidade líquida.

Mas o que são esses valores? E, mais importante, por que essa distinção é feita? Quando falamos de tanques de gasolina, basicamente falamos apenas da capacidade total e, no máximo, de quanto é dedicado à chamada "reserva".

Esquema de aplicação das baterias no Cadillac Lyriq

Com os carros elétricos, a questão é um pouco mais complexa. Como sabemos, quando as baterias de íons de lítio estão totalmente carregadas ou totalmente descarregadas, as células tendem a se degradar mais rapidamente. A diferença entre a capacidade bruta e a líquida é, na verdade, um tipo de buffer de segurança que os fabricantes reservam para manter a bateria saudável por mais tempo.

Um buffer de segurança

Para todos os efeitos, mesmo quando a carga zero é atingida, a bateria não está completamente descarregada. Ela simplesmente não tem mais energia suficiente para acionar os motores do carro e continuar impulsionando. Pelo menos, continuar dirigindo normalmente. Em muitos casos, de fato, quando a carga zero é atingida (ou próxima a esse valor), o carro continua em movimento, configurando um tipo de proteção que minimiza o consumo de energia para permitir que o motorista chegue a um ponto de recarga ou, no mínimo, saia de uma zona de perigo.

Volvo e StoreDot, batteria con anodo in silicio

A bateria StoreDot com ânodo de silício testada pela Volvo: ela tem maior densidade de energia

O mesmo se aplica quando a tela exibe 100%. Nesse caso, a bateria não está totalmente carregada. Ela simplesmente armazenou a quantidade máxima de energia que pode usar para mover o carro.

Esse montante de kWh entre a capacidade bruta e a líquida também serve durante o carregamento. Na verdade, eles são usados para tornar a curva de carga mais suave e otimizar o processo pelo qual a bateria recebe eletricidade.

2020 Lexus UX 300e ricarica

Porcentagem variável

Depois de entender a função desse buffer, é bastante compreensível que a diferença entre a capacidade líquida e a capacidade bruta varie de modelo para modelo e que represente uma porcentagem maior em baterias menores.

Vejamos um exemplo. O MINI Cooper SE tem uma bateria com uma capacidade bruta de 32,6 kWh e uma capacidade líquida de 28,9 kWh. Esses 3,7 kWh a menos representam 11,4 por cento do total. Continuando com a BMW, no i7 a bateria tem uma capacidade bruta de 105, 7 kWh e uma capacidade líquida de 101,7 kWh. O buffer, nesse caso, é de 4 kWh, ou 3,8%.

BMW i7 2022

A enorme bateria do BMW i7 

  Capacidade bruta Capacidade líquida Buffer
MINI Cooper SE 32,6 kWh 28,9 kWh 3,7 kWh /11%)
BMW i7 105,7 kWh 101,7 kWh 4 kWh (3,8%)

Há fabricantes que, para evitar qualquer confusão, preferem até mesmo não declarar a capacidade bruta, limitando-se a fornecer apenas o dado do kWh que pode ser realmente usado. Isso aconteceu no passado com a Porsche, em relação ao Taycan, e ainda está acontecendo com a Lucid Motors, em relação ao Air.

Isso pouco importa. É um fato bem conhecido que, independentemente da capacidade bruta e líquida, é sempre uma boa ideia manter um estado de carga que não fique abaixo de determinadas porcentagens (10 ou 20%) e, se possível, não atinja frequentemente 100%. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que a bateria durará muito tempo e manterá seu desempenho praticamente inalterado ao longo do tempo.

Galeria: Bateria: Renault Megane E-Tech Electric