A ansiedade em relação à autonomia foi um dos primeiros problemas apontados como motivo pelo qual o público em geral poderia não adotar os veículos elétricos, mas isso desapareceu em grande parte, pois muitos dos novos modelos elétricos oferecem números de autonomia que superam os dos motores a gasolina.
As velocidades de carregamento e a disponibilidade de carregadores são questões mais significativas, mas os compradores ainda se perguntam quanto tempo podem esperar que seu novo veículo elétrico dure. Eles se preocupam principalmente com a bateria. Ao contrário dos carros a gasolina, que já têm problemas e custos de reparo bem conhecidos, os custos de substituição da bateria dos elétricos são, em grande parte, um mistério para muitos compradores, devido ao tempo relativamente curto em que os veículos estão à venda.
A boa notícia para os novos proprietários é que as montadoras e o governo trabalharam para aumentar a duração da garantia dos veículos elétricos, e as estimativas de vida útil para a maioria dos novos modelos estão no mesmo nível de seus equivalentes movidos a gasolina. Este guia o ajudará a entender os ciclos de vida da bateria de VE, como preservar sua vida útil e os custos envolvidos se você precisar substituí-la. Vamos começar.
As baterias dos veículos elétricos são fabricadas com os mesmos materiais das baterias que alimentam telefones celulares, laptops e outros dispositivos eletrônicos. Embora algumas empresas tenham desenvolvido produtos químicos alternativos, as baterias normalmente contêm lítio, níquel, manganês e cobalto. As proporções desses elementos podem variar entre baterias e tipos de veículos, e outros materiais podem ser usados, mas os componentes básicos são relativamente consistentes. Os fabricantes de automóveis estão trabalhando para retirar o cobalto de suas baterias devido aos impactos ambientais da extração do material, e as baterias de estado sólido mudarão ainda mais a cadeia de suprimentos de EV quando finalmente chegarem.
O site de seguros The Zebra fez uma pesquisa com norte-americanos no ano passado e descobriu que a duração média da propriedade de um carro é de cerca de oito anos. A boa notícia é que os VEs têm longas garantias de bateria, e pode-se esperar que a maioria ofereça uma vida útil entre oito e 12 anos. Os fabricantes de automóveis são obrigados a fornecer, no mínimo, uma garantia de oito anos/160.000 km para veículos elétricos, e os VEs vendidos na Califórnia são obrigados a ter uma garantia de bateria de dez anos/240.000 km.
Dito isso, muitos carros elétricos estão próximos de ultrapassar esse limite de 12 anos. O Tesla Model S foi lançado em 2012 e há vários à venda atualmente com leituras de hodômetro que ultrapassam em muito as 100.000 milhas (160.000 km). Esses exemplares podem não estar em ótimas condições, mas suas baterias ainda têm vida útil suficiente para torná-los práticos como veículos de passeio. Portanto, embora a bateria de um VE possa não oferecer a melhor capacidade depois de vários anos na estrada, não é como se o carro simplesmente parasse de funcionar quando ela se degrada.
As baterias de veículos elétricos se degradam com o tempo por vários motivos, nem todos relacionados à condução. Assim como aquele celular Nokia antigo que você jogou na gaveta há 15 anos, as baterias de VE perdem capacidade com o tempo, mesmo que não estejam em uso. Os fabricantes de automóveis foram cautelosos no início, informando que as baterias poderiam se degradar em até cinco anos após o carro 0Km, mas esses alertas agora parecem exagerados. A empresa de pesquisa do setor Recurrent disse que não é incomum ver uma queda de 5% a 10% na capacidade após cinco anos, o que resultaria em uma redução de cerca de 20% durante o período de cobertura da garantia.
O carregamento rápido frequente em corrente contínua DC também pode levar a uma maior degradação da bateria do que o carregamento lento. Muitos veículos elétricos novos vêm com recursos de carregamento rápido de nível 3 ou DC, mas a maioria dos fabricantes de automóveis aconselha o uso apenas ocasional para evitar a perda prematura de capacidade. A Kia cita uma perda de 10% em oito anos devido ao carregamento rápido em DC. Ainda assim, vários fatores desempenham um papel nessa degradação, inclusive a robustez do sistema de pré-condicionamento da bateria do veículo.
O clima afeta a vida útil da bateria, embora os efeitos possam ser temporários, dependendo da situação. O clima frio causa uma perda de autonomia e pode tornar o carregamento muito mais lento. O uso dos sistemas de controle climático do veículo pode drenar a bateria mais rapidamente, e a queda pode chegar a 40% em alguns veículos. O carregamento demora muito mais e sistemas como a frenagem regenerativa podem não funcionar tão bem no frio extremo. Alguns veículos elétricos novos têm sistemas de bomba de calor e rotinas de pré-condicionamento que aquecem a bateria para prepará-la para a carga, mas a realidade é que o frio pode tornar o fato de possuir um EV irritante às vezes.
O clima quente tem um efeito semelhante, embora sua degradação possa ser permanente. Os sistemas de pré-condicionamento da bateria podem ajudar a evitar parte dessa perda, mas as diferenças na degradação entre os carros com gerenciamento robusto da bateria e os que não têm podem ser pequenas com o passar do tempo.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para manter a bateria do seu veículo elétrico ao longo do tempo é evitar carregar ou descarregar totalmente. É melhor tentar não descarregar a bateria abaixo de 10% e, a menos que você precise absolutamente da autonomia, evite carregar mais de 80 ou 90%. Muitos veículos elétricos novos oferecem estimativas detalhadas de autonomia com a possibilidade de optar por uma sessão de carregamento limitada. Eles também podem informar, com razoável precisão, o estado de carga do seu carro.
Também é útil gerenciar as temperaturas às quais seu veículo elétrico está exposto. Se possível, estacione em uma garagem coberta ou em uma área com sombra para evitar o acúmulo excessivo de calor. Deixá-lo conectado à tomada também pode ajudar, pois muitos modelos oferecem gerenciamento da temperatura da bateria durante o carregamento. Isso também pode ajudar a gerenciar sua autonomia enquanto pré-condiciona a cabine com o ar-condicionado ou o aquecimento. Conectar o carro à tomada não significa deixá-lo em um carregador rápido de DC, o que não só é rude com outras pessoas que querem carregar, mas também pode causar degradação mais rápida com o tempo.
A resposta curta aqui é sim. Você pode substituir as baterias dos veículos elétricos. Se você tiver sorte, a substituição da bateria pode ocorrer dentro da garantia e pode não custar uma fortuna, mas os proprietários de VEs mais antigos podem não ter essa sorte. Dependendo do modelo, pode custar até US$ 20.000 (R$ 100.000) ou mais, embora muitos híbridos plug-in tenham baterias menores que custam menos. O custo por quilowatt-hora varia, mas algumas estimativas apontam para um valor de US$ 500 (R$ 2.500) ou mais por kWh. Há boas notícias no fato de que as baterias estão ficando mais baratas à medida que a tecnologia avança, o que pode fazer com que os preços caiam para menos de US$ 200/kWh (R$ 1.000) em um futuro próximo.
Com a proliferação dos veículos elétricos, empresas terceirizadas estão entrando no jogo, oferecendo até 20% de desconto em relação a uma substituição de bateria de revendedor com suporte de fábrica. Elas podem ser uma opção sólida se sua garantia tiver expirado, mas é melhor seguir o caminho aprovado pelo fabricante original se seu carro ainda tiver cobertura. Há também a questão do tempo, pois as baterias podem levar semanas ou até meses para chegar, dependendo do veículo. Isso pode tornar seu carro inútil durante o período de espera, o que, para muitos proprietários de veículos elétricos, não é possível.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Como a inteligência artificial revoluciona o mundo das baterias