As baterias dos carros elétricos usados em climas frios e oceânicos tendem a manter uma autonomia maior, em média, do que as dos veículos elétricos usados em climas quentes, de acordo com um novo estudo publicado pela Recurrent Auto.
A pesquisa surpreende, já que até o momento se pensava que o frio era o pior inimigo da autonomia, ainda que o calor não fosse a condição ideal.
A Recurrent Auto, que tem acesso a dados de mais de 12.500 modelos Tesla nos Estados Unidos, graças ao seu software de rastreamento, atribui uma "pontuação de autonomia" a cada carro elétrico que mantém sob controle. Os dados basicamente fotografam a porcentagem de autonomia restante em comparação com o carro novo.
Como você pode ver no gráfico abaixo, a pontuação média do Tesla Model Y 2020 rastreado pela Recurrent Auto é ligeiramente maior para carros usados nas partes mais ao norte dos Estados Unidos, onde as temperaturas são em média mais baixas do que no sul.
Os Tesla Model Y de 2020 que foram submetidos a temperaturas mais baixas têm uma pontuação de alcance de 95, o que significa que ainda mantêm 95% da autonomia que ostentavam quando saíram de fábrica, enquanto os veículos elétricos que foram submetidos a temperaturas mais altas têm uma pontuação média de alcance de 92.
Curiosamente, a Recurrent Auto afirma ter usado como benchmark o alcance observado no momento da compra, não a declarada durante a homologação EPA.
A empresa acrescenta que escolheu os carros da Tesla porque são os veículos elétricos mais populares nos EUA e entre os membros de sua comunidade, e porque a empresa liderada por Elon Musk usa um sistema de gerenciamento térmico de bateria "muito proativo", que resfria ou aquece as células a um nível seguro, independentemente de o veículo estar conectado à rede elétrica ou não.
Alguns veículos elétricos observados no estudo podem ter sido usado em climas quentes, mas ainda assim alcançaram pontuações de alcance comparáveis às usadas em climas mais frios. A razão é que eles provavelmente estavam bem protegidos durante as ondas de calor; O estudo recomenda que os proprietários de veículos elétricos tentem estacionar em uma garagem ou na sombra quando estiver muito quente e ensolarado.
Alternativamente, se não houver sombra, a Recurrent Auto afirma que deixar a bateria do carro carregada parcialmente, em vez de totalmente carregada, faz diferença a longo prazo, especialmente se o veículo não estiver equipado com um sistema de gerenciamento térmico ativo.
Quanto à perda de autonomia que ocorre durante o tempo frio, o estudo mostra que estas são apenas temporárias e que o desempenho da bateria volta ao normal quando o clima, ou temperatura da bateria, aquece. Uma pesquisa anterior da Recurrent Auto mostrou que a taxa de degradação da autonomia em veículos elétricos que usam predominantemente carregamento rápido DC é estatisticamente semelhante àqueles que usam predominantemente carregamento AC.
Fonte: Recurrent Auto
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