A GM iniciou as vendas na China do seu primeiro modelo híbrido plug-in de nova geração, o Chevrolet Equinox Plus. Produzido pela SAIC-GM, joint venture da GM com a SAIC Motor Corp., o SUV tem preços que variam de 149.900 yuans (aproximadamente R$ 106.000) a 179.900 yuans (cerca de R$ 127.000).
Com 4.653 mm de comprimento, 1.902 mm de largura, 1.728 mm de altura e 2.730 mm de entre-eixos, o Equinox Plus combina um motor a gasolina 1.5 turbo de 175 cv com um propulsor elétrico de 190 cv, possibilitando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Além do bom desempenho, o grande destaque do modelo é a sua autonomia: graças ao sistema híbrido plug-in, ele pode rodar mais de 1.000 km com o tanque cheio e a bateria carregada. No modo elétrico puro, a distância percorrida chega a 155 km, adequado para trajetos urbanos, a exemplo de outros SUVs com essa faixa de rendimento, como o GWM Haval H6 PHEV.
Ainda em abril, a SAIC-GM iniciou a captação de pedidos para a versão híbrida plug-in do Buick GL8, o segundo modelo híbrido que a empresa planeja lançar por lá este ano. O utilitário esportivo híbrido tem preços entre 359.900 yuans e 419.900 yuans (aproximadamente R$ 260.000 e R$ 305.000).
Aproveitando o Salão de Pequim, a GM também colocou à venda o Cadillac Optiq, um SUV totalmente elétrico com preço inicial de 239.700 yuans (cerca de R$ 174.000). O Optiq é o quarto modelo elétrico baseado na plataforma Ultium montado pela SAIC-GM, seguindo os modelos Cadillac Lyriq, Buick Electra 5 e Buick Electra 4.
Galeria: Chevrolet Equinox PHEV - Salão de Pequim
A GM planeja lançar "um número recorde" de veículos eletrificados na China este ano, "incluindo novas tecnologias híbridas plug-in para atender às necessidades cada vez mais diversificadas dos consumidores", afirmou a unidade chinesa da empresa no início de abril.
Além da produção interna para atender ao mercado chinês, o Equinox PHEV também será feito na fábrica de San Luis Potosí no México a partir de junho para os mercados internacionais. Mais adiante, o lançamento dessa versão híbrida deve acontecer no Brasil - a confirmar.
Fotos: Fábio Trindade