A GM divulgou hoje os preços atualizados do Chevrolet Equinox EV. A montadora confirmou que o Equinox EV 1LT, a versão básica do SUV elétrico, custará a partir de US$ 34.995 (R$ 173.300). O preço está bem acima da promessa anterior da GM de uma variante básica de US$ 30.000, mas há algumas boas notícias em termos de créditos fiscais federais para compensar isso.
A GM indicou que as carteiras de pedidos serão abertas em breve para a maioria dos modelos, mas a versão básica estará disponível para reserva somente no final de 2024. A empresa não especificou uma data exata para a disponibilidade do 1LT. A GM espera que o Equinox EV 1LT se torne o carro elétrico mais acessível dos EUA, com mais de 480 km de alcance.
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Aqui está o preço sugerido para o restante das variantes do Equinox EV, incluindo o frete, mas excluindo impostos, registro e taxas da concessionária:
- 1LT FWD a partir de US$ 34.995 (disponível no final de 2024)
- 2LT FWD a partir de US$ 43.295
- 2RS FWD a partir de US$ 44.795
- 3LT FWD a partir de US$ 45.295
- 3RS FWD a partir de US$ 46.795
Também vale a pena observar que o Equinox EV é elegível para o crédito fiscal federal de US$ 7.500. Com a aplicação do crédito, os compradores estadunidenses qualificados podem obter o Equinox EV 1LT por apenas US$ 27.495 (R$ 136.000) e o 2LT por US$ 35.795 (R$ 177.300), informou a GM hoje em um comunicado. O próximo modelo mais acessível depois do Equinox EV a oferecer mais de 480 km de alcance é o Tesla Model Y Long-Range, com preço de pouco mais de US$ 40.000 (R$ 198.000) após a aplicação do crédito fiscal.
A GM também confirmou que o Equinox EV AWD de tração integral alcançou uma autonomia estimada pela EPA de 285 milhas (458 km) - no entanto, os preços do AWD ainda não foram anunciados.
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Se a GM cumprir o prometido em termos de confiabilidade e se o Equinox básico puder de fato percorrer mais de 300 milhas (480 km) , ele poderá se tornar um sério concorrente do Tesla Model Y, do Hyundai Ioniq 5, do Volkswagen ID.4 e do Volvo EX30, entre outros - isto é, se a empresa puder atender à demanda e produzir veículos elétricos em volume.
O Chevrolet Equinox elétrico foi adiado por vários meses. A CEO da GM, Mary Barra, disse em sua carta de resultados do terceiro trimestre de 2023 aos acionistas que a empresa precisava "moderar a aceleração da produção de veículos elétricos na América do Norte para proteger nossos preços, ajustar-se ao crescimento mais lento da demanda no curto prazo e implementar eficiência de engenharia e outras melhorias que tornarão nossos veículos mais baratos de produzir e mais lucrativos".
As variantes FWD do Equinox EV recebem um motor elétrico de 218 cavalos de potência, enquanto as versões AWD apresentam uma configuração de motor duplo que produz 294 cv. A primeira pode acelerar de 0 a 96 km/h em 7,9 segundos, enquanto a AWD pode cumprir a tarefa em 5,9 segundos.
A produção do Chevrolet Equinox EV está em andamento na linha de montagem da GM em Ramos Arizpe, no México, e espera-se que as entregas comecem em meados de 2024.
A confirmação de preço da GM para o Equinox EV ocorre em meio a algumas ações promissoras no segmento inferior do mercado de veículos elétricos. O próximo veículo elétrico da Tesla é apontado como um carro acessível para o mercado de massa, com o codinome interno "Redwood", e seu lançamento está previsto para 2025. A Ford também fez uma surpresa na semana passada, revelando que uma "equipe super talentosa de skunkworks", separada da "matriz da Ford", vinha trabalhando secretamente em uma plataforma de EV de baixo custo nos últimos dois anos.