O final do ano é um bom momento pra fazer um balanço. A StoreDot, empresa israelita envolvida na produção de baterias XFC (eXtreme Fast Charging), faz um resumo das realizações de 2022 e lança as bases para o seu futuro.
Em primeiro lugar, a empresa tem o prazer de anunciar que atingiu todos os objetivos propostos nos últimos 12 meses e que está de acordo com a estratégia que a levará a colocar os seus produtos no mercado em 2024. Mas porque são estas células XFC são tão importantes?
Para explicar claramente o tipo de células em que a StoreDot trabalha, basta dizer que estas também são conhecidas pela sigla 100 in 5. Isto indica a capacidade destas baterias de ganhar 100 milhas de alcance (cerca de 160 km) em 5 minutos em uma estação de carga. Dito isso, encaramos uma pequena revolução: adeus ansiedade de autonomia e adeus longas paradas para uma carga completa nos carros elétricos.
A StoreDot, além disso, está confiante que a sua tecnologia continuará a evoluir nos próximos anos, com produtos que têm sido chamados 100 in 3 e 100 in 2 respectivamente, onde '100' é sempre o ganho em termos de quilometragem (milhas), enquanto 3 e 2 se referem à duração da recarga em minutos, respectivamente.
As baterias StoreDot não brilham apenas em termos de velocidade de carregamento. Nos laboratórios da empresa israelita, foram criadas células com uma densidade de 300 Wh/kg que se provaram resistente a até 1.200 ciclos. Em ambos os casos, estes são valores recordes, ou quase valores recordes. De fato, a StoreDot afirma que existem tecnologias em desenvolvimento que permitirão às células manter um bom desempenho durante 1.700 ciclos.
As características técnicas destas baterias, combinadas com a sua velocidade de recarga, fizeram da StoreDot uma proposta atrativa para muitos fabricantes e empresas do setor da mobilidade elétrica.
A Ola Electric, uma empresa indiana que produz veículos eléctricos (principalmente scooters, mas em breve também um carro), financiou a StoreDot com uma soma multi-milionária. Mas também a Volvo - com a sua associada Polestar - tem apoiado financeiramente as atividades da empresa. Às marcas escandinavas juntam-se outras, tais como Mercedes e VinFast, ambas igualmente confiantes na sua capacidade de realizar baterias XFC em grande escala dentro de um prazo razoável.
De fato, à medida que 2022 se aproxima do fim, os progressos feitos pela StoreDot têm sido tangíveis. A empresa nos últimos meses mostrou pela primeira vez em vídeos o que é capaz de fazer em termos de velocidade de carregamento, provando que o '100 in 5' do nome é real.
Depois, em setembro, até forneceu protótipos de baterias aos fabricantes envolvidos no projeto (Volvo, Polestar, Mercedes e VinFast) para iniciar os testes em condições reais. Que resultados virão? Ainda não sabemos. Mas uma coisa é certa: a este ritmo, em 2023 ouviremos mais sobre o carregamento ultrarrápido e em 2024, com toda a probabilidade, poderemos testá-lo em algum tipo de carro elétrico de produção.
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