O BYD Yuan Plus é o mais novo veículo elétrico da BYD a ser apresentado no Brasil. Ele também foi lançado na Europa recentemente e acaba de receber o prêmio "VAB Electric Family Car of the Year 2023", que destacou as qualidades do SUV elétrico como um modelo para as famílias.
O SUV elétrico 'puro' começa a chegar ao país como o modelo zero emissão da montadora chinesa mais acessível até o momento em nosso mercado. Por aqui, seu preço de R$ 269.990 o credencia a enfrentar rivais como o Volvo XC40 P6, versão equipada com motor dianteiro e preço de R$ 329.990, que já impactou o segmento.
Projetado em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, que é uma vantagem se comparado ao 'primo' topo de linha BYD Tan, ainda é montado em uma base evoluída dos modelos a combustão, o Yuan Plus mede 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.720 mm de distância entre-eixos.
Mas falando do prêmio 'VAB Electric Family Car of the Year 2023'', o SUV elétrico da BYD foi avaliado por um corpo de jurados – 15 repórteres profissionais de automobilismo e 74 jurados familiares que julgaram 10 carros elétricos diferentes no famoso circuito de corridas de Zolder por 3 dias.
O Yuan Plus, vendido na Europa como BYD Atto 3, prevaleceu sobre 9 concorrentes das marcas Volkswagen, Renault, Citroën, Nissan, CUPRA, MG, Aiways, Seres e SsangYong. O VAB é o Automóvel Clube Flamengo e organiza um cobiçado concurso todos os anos dos melhores carros familiares em diferentes categorias.
No caso, o BYD Atto 3 se sobressaiu como o melhor Carro Familiar VAB no segmento de veículos elétricos. Os jurados escolheram o modelo não apenas por seu design, conforto, qualidade e praticidade, mas também pelo alto nível de cobertura de garantia, baixos custos por quilômetro, espaço interior espaçoso, alto nível de recursos de série e tecnologia de ponta.
O editor-chefe da VAB, Jan Creten, explica:
"Organizamos este concurso há mais de 30 anos. Testamos carros e julgamos cada veículo em termos de conforto, infotainment, recursos de segurança, acessórios, orçamento e praticidade fora do curso, tecnologia e dirigibilidade. Este ano, os carros foram julgados pela mídia automobilística profissional (30% do valor total), clientes e famílias (50%) e também custos por quilômetro para cada veículo. Este último elemento importante contribui para 20% do valor total."
Recentemente, o BYD Atto 3/Yuan Plus recebeu 5 estrelas, a nota mais alta, nos testes de segurança e colisão do Euro NCAP. Um resultado expressivo para o SUV elétrico que foi apresentado ao público durante o Salão de Paris, em outubro.
O trem de força é composto pelo motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm montado no eixo dianteiro, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de lâmina (Blade) que alimenta o sistema tem 60 kWh de capacidade e autonomia de 420 km pelo ciclo WLTP - no Brasil o SUV elétrico está homologado para 445 km com uma carga.
Falando do mercado europeu, o BYD Atto 3 foi lançado na Noruega, Suécia, Dinamarca, França, Holanda e Bélgica. As concessionárias BYD no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, Áustria, Luxemburgo e Finlândia serão abertas em 2023. Na Bélgica, o veículo está à venda desde setembro por meio da parceira Inchcape.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita