Briga de SUVs elétricos no Brasil: BYD Yuan Plus, Peugeot e-2008 e Volvo XC40
Chegada de novos modelos com preços entre R$ 260 mil e R$ 270 mil esquenta ainda mais a briga iniciada pelo XC40 P6
O Volvo XC40 P6, versão de entrada do SUV elétrico, por algum se destacou como uma opção mais acessível (menos cara) graças ao bom desempenho e preço de R$ 329.950, competitivo para um modelo de marca premium. No entanto, as chegadas do Peugeot e-2008 e BYD Yuan Plus colocaram "pimenta nos olhos" do modelo sueco.
A Volvo iniciou a pré-venda do XC40 P6 no Brasil em maio. Naquele momento, o preço sugerido de R$ 309.950 chamou a atenção. Apesar de ainda ser um valor alto, considerando a realidade dos carros elétricos à venda no país, o SUV elétrico da Volvo se mostrava muito competitivo perante os rivais.
Apenas para citar alguns exemplos, temos o Nissan Leaf, um dos carros elétricos pioneiros que foi atualizado recentemente e custa R$ 297.140 e o Chevrolet Bolt EV 2023, o modelo reestilizado que chegou ao país por R$ 329.000 - ambos de marcas generalistas.
Acontece que as coisas começaram ficar mais complicadas para o Volvo agora em novembro. A Peugeot lançou a nova geração de 2008 por aqui apenas na versão elétrica, o Peugeot e-2008. E a supresa foi que o SUV elétrico compacto chegou com preço abaixo do esperado. Apostando em ousados R$ 259.990, a Peugeot teve inclusive que mexer no preço do irmão menor, o e-208, que em seu lançamento em 2021 tinha o salgado preço de tabela de R$ 276.990. Para resolver esse "problema", o e-208 GT teve seu preço reduzido para R$ 219.900.
Tudo bem que o XC40 é um modelo de marca premium, mas a diferença de preço começa a deixá-lo não tão competitivo assim. Para complicar a sua vida, mais uma novidade foi lançada: o BYD Yuan Plus por R$ 269.990. Isso significa que quem escolher levar o modelo da Volto terá que desembolsar R$ 69.960 a mais que o Peugeot ou R$ 59.960 pelo BYD.
Quais as diferenças entre os três SUVs elétricos?
O Volvo XC40 P6 é a versão mais mansa da linha, equipada com um único motor elétrico de 231 cv (170 kW) e 33,6 kgfm de torque montado no eixo dianteiro. A bateria também é um pouco menor, com 69 kWh de capacidade, mas suficiente para 420 km de autonomia (WLTP). Essa configuração permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h.
BYD Yuan Plus EV
Mais barato, o BYD Yuan Plus é um veículo elétrico 'puro' e apresenta especificações próximas em termos de potência: um único motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 204 cv (150 kW) e torque de 31,6 kgfm. O modelo acelera de 0 a 100 em 7,3 segundos e atinge os 150 km/h. Sua bateria enquanto a autonomia declarada é de 458 km.
Por último, o belo Peugeot e-2008 é o menos potente do trio: um motor elétrico dianteiro entrega 136 cv (100 kW) e 26,5 kgfm de torque, suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h - autonomia é de 345 km com uma carga (WLTP).
Volvo XC40 P6 | Peugeot e-2008 | BYD Song Plus | |
Potência | 231 cv | 136 cv | 204 cv |
Torque | 33,6 kgfm | 26,5 kgfm | 31,6 kgfm |
Bateria | 69 kWh | 50 kWh | 60 kWh |
Autonomia | 420 km | 345 km | 458 km |
Desempenho e potência à parte, os modelos BYD e Peugeot trazem de uma forma geral um pacote de equipamentos mais recheado que o Volvo, que perde alguns itens em comparação com a versão de topo P8, o que é justificável diante da redução de preço: confira as nossas impressões com o XC40 P6.
No fim das contas, ainda estamos longe de um cenário ideal em termos de preços de carros elétricos, mas já podemos notar algumas mudanças positivas no segmento. O número de opções abaixo do patamar de R$ 300 mil tem aumentado consideravelmente.
BYD Yuan Plus - interior
De fato, ainda é caro, mas também não dá pra ignorar que os SUVs médios com motores a combustão em suas versões mais equipadas já ultrapassaram o patamar dos R$ 200 mil há um certo tempo, e tendem a aumentar. Além disso, esses novos elétricos já estão brigando diretamente (ou com vantagem) com os híbridos plug-in como o Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe. Ainda não podemos cravar quando haverá uma equiparação de preço elétrico x combustão, mas ela irá ocorrer, cedo ou tarde.
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