A Peugeot realizou o lançamento do Peugeot e-2008 no Brasil. O SUV compacto que é o segundo veículo de passeio totalmente elétrico da marca francesa, chega ao país em versão única com o pacote completo de equipamentos, mesmo trem de força do e-208 GT e oferecendo 345 km de autonomia.
Durante o evento oficial, a marca francesa apresentou o SUV elétrico à imprensa e disponibilizou unidades para as impressões iniciais. Logo de cara, é praticamente impossível distinguir o 2008 elétrico da variante com motor a combustão, que nesta geração ainda não é oferecida no Brasil.
Construído sobre a plataforma "multi-energia" e-CMP, o Peugeot e-2008 tem porte entre compacto e médio: mede 4.300 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.550 mm de altura e 2.605 mm de entre-eixos. São as mesmas dimensões e visual das outras opções de propulsão na linha e a diferença mesmo fica por conta do acréscimo de mais de 300 kg, o que eleva peso total para 1.630 kg. As rodas são aro 18" montadas em pneus 215/55 R18 - o modelo não possui estepe.
O belo visual segue as linhas do e-208, com a característica dianteira de padrão visual vertical com faróis full-LED, elementos cromados e as luzes diurnas representando as presas do leão. O capô plano e atravessado por dois vincos confere personalidade. Na traseira, outro elemento de estilo típico da marca francesa, as lanternas em três divisões inseridas em uma faixa preta que se estende sob o vidro traseiro.
Internamente, os que já estão familiarizados com o i-Cockpit se sentirão em casa. Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10" e a quadro de instrumentos 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches no console. O e-2008 conta ainda com teto panorâmico, bancos em couro e sistema de ambientação com oito opções de cores de iluminação.
É a uma configuração similar ao do e-208 em termos de layout, mas o SUV elétrico possui o exclusivo e-Toggle, um discreto seletor de marchas em um formato similar ao de um interruptor que também permite acionar o modo B, que ativa o freio regenerativo.
E aqui chega o ponto onde o e-2008 começa a levar vantagem: mais alto, ele oferece um bom espaço para os ocupantes e também para as bagagens, sendo que porta-malas tem capacidade para 434 litros, um bom número pra o segmento compacto/médio.
Ao volante, o e-2008 oferece o que já tivemos a oportunidade de conhecer no e-208 GT, a boa posição de dirigir em um carro de apelo bastante moderno, principalmente por conta do i-Cockpit 3D. Mesmo no caso deste SUV, o perfil de condução não é tão diferente do hatchback, o que deve agradar aos que preferem uma posição de dirigir não muito alta.
O trem de força do Peugeot e-2008 é o bem conhecido e já adotado por outros carros elétricos de marcas do Grupo Stellantis: um motor elétrico dianteiro com 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
O test drive aconteceu na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, e revelou um carro elétrico com qualidades similares às do e-208, ou seja, um veículo bem projetado e bastante agradável ao volante, seja pelo bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, direção de resposta rápida e precisa e agilidade condizente com a potência declarada. Na prática, a impressão é de que o '0 a 100' é bem menor que o indicado pelos dados oficiais.
Mais adiante, quando recebermos o e-2008 na redação para avaliação, será possível apurar melhor o comportamento na cidade durante o uso diário, que é sua finalidade principal. Mas as impressões iniciais indicam um veículo elétrico bastante promissor.
O SUV elétrico da Peugeot é equipado com uma bateria de 50 kWh montada sob o assoalho que tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para uma capacidade residual mínima de 70% e está homologada para um alcance de 345 km (WLTP).
Ele pode ser recarregado com corrente alternada ou contínua. Plugado a uma tomada doméstica, leva cerca de 16 horas para carregar de 0 a 100% da bateria. Usando um wallbox de 7,4 kW, o tempo é reduzido para 8 horas, enquanto em um wallbox trifásico a 11 kW o tempo baixa para 5 horas e 15 minutos.
No caso de uma estação de recarga rápida, é possível atingir uma velocidade de carregamento de 100 kW, o bastante para em apenas 30 minutos carregar a bateria de 0 a 80%.
O Peugeot e-2008 está sendo lançado no Brasil por R$ 259.990, valor inferior ao cobrado na época do lançamento pelo 'irmão' menor e-208 GT. Dessa forma, o SUV elétrico da Peugeot chega ao mercado com um bom posicionamento em termos de preço neste segmento.
Além disso, o e-2008 também pode ser adquirido pelo serviço de assinatura do Flua!, do Grupo Stellantis. Em um exemplo de contratação, o veículo elétrico pode ser assinado por R$ 199,00 diários no plano de longo prazo, o que dá uma mensalidade de R$ 5.999,00.
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