O mercado automotivo tem sido muito claro nos últimos anos: as pessoas querem SUVs, principalmente se forem compactos por fora e espaçosos e práticos por dentro. A Peugeot atacou o segmento com o 2008, que há algum tempo ganhou um visual mais atraente e alinhado com a atual identidade da marca.
E como não poderia ficar indiferente à eletrificação, o Peugeot 2008 se tornou um SUV elétrico. A plataforma versátil permite isso e esta variante elétrica nasce da CMP, que comporta tanto modelos com motores a combustão quanto 100% elétricos, necessitando de poucas modificações. No caso do Peugeot e-2008, o trem de força já estava pronto: é o mesmo utilizado pelo Peugeot e-208 (208 e-GT no Brasil).
Para conhecer melhor o modelo que deve vir ao Brasil em 2022, nossos amigos do InsideEVs Itália fizeram uma avaliação com os pontos positivos e negativos do Peugeot e-2008. Confira:
Gostamos | Não gostamos |
+ Estilo | - Multimídia tradicional |
+ Dinâmica de condução | - Projetado parcialmente como um carro elétrico |
+ Consumo | - comando 'touch' do ar condicionado |
+ Espaço traseiro | - OTA (atualização remota) parcial |
+ ADAS |
À primeira vista, é praticamente impossível distinguir o 2008 elétrico do modelo convencional. O Peugeot e-2008 mantém as mesmas dimensões e o mesmo visual das outras opções de propulsão na linha de produtos. A balança, no entanto, marca um acréscimo de mais de 300 kg, o que eleva peso total para 1.548 kg.
Números à parte, o e-2008 introduz uma dianteira com padrão visual mais vertical com elementos cromados e as luzes diurnas representando as presas do leão. O capô plano e atravessado por dois vincos confere personalidade. Na traseira, outro elemento de estilo típico da marca do leão, as lanternas em três divisões inseridas em uma faixa preta que se estende sob o vidro traseiro.
Internamente, falta de espaço não é o problema. E para levar as bagagens, existe um compartimento que permanece entre os melhores de sua categoria. Possui capacidade de 405 litros, cerca de 30 a menos que o dos modelos a gasolina/diesel devido à presença de baterias, que ocupam boa parte da área inferior da carroceria, mas ainda assim um bom número pra o segmento compacto.
De resto, é o que já tivemos a oportunidade de conhecer no 208 e-GT, a boa posição de dirigir em um carro de apelo bastante moderno, principalmente por conta do i-Cockpit 3D.
O esquema de propulsão elétrica do Peugeot e-2008 é bem conhecido e já adotado por outros carros elétricos de marcas do Grupo Stellantis. O SUV compacto é equipado com uma bateria de 50 kWh montada sob o assoalho que alimenta um motor elétrico dianteiro com 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque. A bateria, que tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para uma capacidade residual mínima de 70%, promete um alcance de 320 km (WLTP).
O Peugeot 2008 elétrico pode ser recarregado com corrente alternada ou contínua. Plugado a uma tomada doméstica, leva cerca de 16 horas para carregar de 0 a 100% a bateria. Usando um wallbox de 7,4 kW, o tempo é reduzido para 8 horas, enquanto que com um wallbox trifásico a 11 kW a tarefa baixa para 5 horas e 15 minutos.
Se você plugá-lo a uma estação de recarga rápida, pode atingir uma velocidade de carregamento de 100 kW e, em com isto, em apenas 30 minutos carregar a bateria de 0 a 80%.
Na estrada, você sente a potência do motor elétrico e o torque desde a primeira pisada: neste aspecto, a eletricidade não decepciona. A aceleração é rápida, a retomada progressiva e constante e as respostas prontas, sem delay. O SUV também é muito fácil de dirigir e a intensidade da aceleração pode ser dosada, graças aos modos de condução.
No e-2008 também há dois níveis de regeneração de energia, selecionáveis através do seletor de câmbio. Aqui também, as diferenças são perceptíveis, mas mesmo com a opção que maximiza a recuperação de energia durante a frenagem, não há torque negativo como em outros carros de emissão zero que podem ser dirigidos no modo 'um pedal'.
Dinamicamente o e-2008 é muito convincente. O alto peso não é notado e o ângulo de direção permite manobras rápidas e imediatas. O modelo francês mais alto se sai muito bem mesmo nos espaços mais estreitos da cidade. Mesmo a rolagem da carroceria é bem contida, combinada com um centro de gravidade baixo, graças às baterias e garante uma tocada sempre satisfatória.
Seu tamanho e dimensões podem sugerir o contrário, mas em uma análise mais detalhada o e-2008 consome apenas a quantidade certa de energia. Seu ambiente preferido continua sendo a cidade, onde registrou valores de 15 kWh por 100 km. No ciclo extra-urbano, atingiu 17,24 kWh por 100 km, enquanto que na rodovia foi de 18,8 kWh/100 km.
O Peugeot e-2008 na versão GT custa 44.000 euros (R$ 277.000). Ao preço pode-se acrescentar 800 euros para a pintura Blue tint, 200 euros (para os airbags laterais traseiros, 100 euros para as rodas de liga leve aro 18", 150 euros para carregamento sem fio e 650 euros para o teto panorâmico. O modelo como testado chega a 45.900 euros (R$ 289.000).
Na tabela de preços, no entanto, o Peugeot e-2008 está disponível em quatro versões de acabamento: Active, Allure, GT Line (além do GT), com preço inicial de 38.050, 39.450 e 41.650 euros, respectivamente.
No Brasil, o irmão menor Peugeot 208 e-GT foi lançamento recentemente por R$ 244.990. Mas a ofensiva de carros elétricos da Peugeot irá continuar em 2022 com a promessa de mais dois lançamentos de veículos elétricos no país, onde apostamos neste e-2008 e um veículo comercial, provavelmente o e-Partner.
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