No processo de mudança da Peugeot no mercado brasileiro, a marca que agora está sob o comando da Stellantis amplia sua participação e ao mesmo tempo avança com a eletrificação da linha. Entre as novidades aguardadas, está o Peugeot e-2008, o SUV compacto que deve ser o próximo carro elétrico da marca no país.

Atualmente, a Peugeot já comercializa os modelos elétricos 208 e-GT e e-Expert, mas segundo uma conversa que o InsideEVs teve com os executivos da Stellantis e Peugeot, a promessa era lançar mais dois veículos totalmente elétricos até o fim de 2022. Entre eles, apostamos no SUV elétrico compacto e-2008, que foi lançado em 2019 na Europa. 

A Peugeot ainda não divulgou a data oficial de lançamento no Brasil, mas publicou nesta semana um vídeo teaser que conta com pouco da trajetória da marca em relação à eletrificação e no final mostra um pouquinho do e-2008, deixando a dica sobre o próximo lançamento.

À primeira vista, é praticamente impossível distinguir o 2008 elétrico do modelo convencional. O Peugeot e-2008 mantém as mesmas dimensões e o mesmo visual das outras opções de propulsão na linha de produtos. A balança, no entanto, marca um acréscimo de mais de 300 kg, o que eleva peso total para 1.548 kg.

O e-2008 segue o design do hatchback 208, adotando uma dianteira com padrão visual mais vertical com elementos cromados e as luzes diurnas representando as presas do leão. O capô plano e atravessado por dois vincos confere personalidade. Na traseira, outro elemento de estilo típico da marca do leão, as lanternas em três divisões inseridas em uma faixa preta que se estende sob o vidro traseiro. 

Internamente, há um bom espaço para os ocupantes e para levar as bagagens, o porta-malas tem capacidade para 405 litros, cerca de 30 a menos que o dos modelos a gasolina/diesel devido à presença de baterias, que ocupam boa parte da área inferior da carroceria, mas ainda assim um bom número pra o segmento compacto.

Peugeot e-2008 2020

Bateria e autonomia

O trem de força do Peugeot e-2008 é bem conhecido e já adotado por outros carros elétricos de marcas do Grupo Stellantis, como o próprio e-208 GT. A bateria de 50 kWh montada sob o assoalho alimenta um motor elétrico dianteiro com 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque. A bateria, que tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para uma capacidade residual mínima de 70%, promete um alcance de 320 km pelo padrão WLTP. 

Recentemente, a Peugeot amplia a cobertura da sua rede de concessionárias preparadas para a venda de veículos elétricos, os e-Centers, que são locais com estrutura para comercialização e atendimento de pós-vendas desses veículos. Com a expansão de oito novos locais, o atendimento especializado para os veículos elétricos totaliza 10 e-Centers distribuídos pelo país.