A Peugeot apresentou de forma oficial o novo E-308, versão 100% elétrica do Peugeot 308, que chegará ao mercado em meados de 2023 nas variantes hatchback e perua e trazendo melhorias técnicas em relação aos carros elétricos compactos da marca.
O 308 elétrico é baseado na conhecido na plataforma EMP2, que também serve de base ao 308 anterior e vários carros elétricos da Stellantis como Opel Zafira-e, Citroen e-Spacetourer, Peugeot e-Rifter e similares. Não é, portanto, surpreendente que a tecnologia seja semelhante à deles. Mas há melhorias significativas em termos de motor elétrico e autonomia.
Entre as novidades do novo E-308 está a unidade de propulsão com um novo motor elétrico de 115 kW (156 cv), o que é 15 kW (20 cv) mais potente em comparação aos demais carros elétricos de passeio da Stellantis. Já o torque permanece igual: 26,5 kgfm.
A bateria também recebe nova configuração: uma química NMC811 (níquel, manganês e cobalto numa proporção de 8 para 1 para 1) para maior capacidade de armazenamento. Em vez de 50 kWh (presumivelmente brutos), são agora 54 kWh brutos e 51 kWh líquidos.
Na melhor das hipóteses, a autonomia sobe para mais de 400 km de acordo com o padrão WLTP - o e-208 (208 e-GT) só conseguiu um máximo de 362 km (340 km declarados no Brasil), e o 308 é, naturalmente, maior e mais pesado.
Em termos de consumo, a Peugeot estabelece um novo recorde para o segmento: 12,7 kWh/100 km. Isto foi possível através da otimização do motor, bateria, aerodinâmica (otimizando a parte frontal e inferior da carroçaria), peso e pneus. Como é habitual na linha, estão disponíveis os modos de condução Eco, Normal e Sport e ativar o modo B (para regeneração) para uma recuperação mais forte.
O carregador de bordo permite carregar com corrente alternada até 11 kW, e a capacidade de carga com corrente contínua não parece ter mudado: Numa estação de 100 kW, a bateria deve poder ser carregada de 20 a 80 por cento em menos de 25 minutos.
Em termos de design, a Peugeot destaca o longo capô frontal, o novo logotipo da marca no centro da grade e a assinatura de luz da marca dos faróis de LED matriciais com 'estilo de vampiro' e lanternas em três seções.
A cabine parece basicamente familiar: há um volante compacto e aquecido com um quadro de instrumentos tridimensional na parte superior do painel. Na parte central fica a tela sensível ao toque de 10 polegadas e no console estão os conhecidos botões para selecionar os modos de condução.
Dependendo do mercado, os novos Peugeot E-308 e E-308 SW serão oferecidos online, com a possibilidade de entrega gratuita do carro. O novo carro elétrico estará disponível nas versões Allure e GT trim, mas os preços ainda não foram anunciados.
Até agora, a Peugeot e as outras marcas Stellantis oferecem carros elétricos em duas plataformas: O Peugeot e-208 e e-2008 são baseados na e-CMP (EMP1), enquanto a e-Expert e o Citroën e-Jumpy são baseados na EMP2.
Essas melhorias trazidas pelo novo 308 elétrico devem ser aproveitadas com o tempo nos demais carros elétricos compactos da Stellantis, o que será suficiente para esperar a chegada da plataforma totalmente STLA em 2024.
Bem conhecido no Brasil, onde foi vendido por anos, o Peugeot 308 pode retornar ao país com esta nova geração a partir do ano que vem. No entanto, ainda não há confirmação oficial e tampouco podemos cravar se teremos a versão híbrida plug-in ou 100% elétrica.
Fonte: Peugeot Intl., Peugeot Dtld.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 308 elétrico com 400 km de alcance é confirmado para 2023
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Já andamos: Novo Peugeot 308 híbrido plug-in com 225 cv
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo Peugeot 308 SW: perua evolui e ganha versão híbrida plug-in
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Novo Peugeot 308 estreia com estilo agressivo e duas versões híbridas plug-in