A Peugeot confirmou que o novo Peugeot 308 elétrico será lançado em 2023. Segundo apurado pelo AutoExpress, a inédita versão totalmente elétrica baseada na nova geração do hatchback estreará na Europa com autonomia de 400 km e configuração de equipamentos similar ao dos carros elétricos da marca que já estão no mercado. 

Juntamente com o Opel Astra elétrico, que também deve chegar ao mercado no ano que vem, o Peugeot 308 2023 elétrico será construído sobre a plataforma EMP2 da Stellantis. Quando estrear em junho de 2023, ele será o primeiro carro do grupo oferecido em variantes a combustão, híbrida plug-in e totalmente elétrica.

Peugeot 308
Peugeot 308 SW (2021) recarga

Enquanto os 'irmãos' menores e-208 e e-2008 possuem uma bateria de 50 kWh e um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, o novo 308 elétrico será alimentado por uma bateria um pouco maior, com 54 kWh e uma unidade elétrica com 155 cv de potência.

Segundo a publicação britânica, a Peugeot disse que o conjunto elétrico irá oferecer uma autonomia na casa dos 400 km com uma carga. Além disso, foi relatado que a composição química da bateria foi alterada, o que provavelmente irá proporcionar carregamento mais rápido se comparado aos carros elétricos atuais da marca, ainda que a Peugeot não tenha divulgado os demais detalhes técnicos. 

Em termos de equipamentos, o Peugeot e-308 terá uma configuração semelhante à do compacto e-208, que é vendido na Europa em três versões: Active Premium, Allure Premium e topo de linha GT Premium, inclusive na variante perua, que ainda é bem aceita no Velho Continente. 

Bem conhecido no Brasil, onde foi vendido por alguns anos, o Peugeot 308 pode retornar ao país com esta nova geração a partir do ano que vem. No entanto, ainda não há confirmação oficial e tampouco podemos cravar se teremos a versão híbrida plug-in ou 100% elétrica. 

Recentemente, a Peugeot confirmou a chegada de dois novos carros elétricos ao país em 2022, além dos modelos 208 e-GT e e-Expert, já lançados por aqui. Os mais prováveis a desembarcarem são o SUV elétrico compacto e-2008 e o utilitário e-Rifter/e-Partner. 

Fonte: AutoExpress