A Tesla anunciou esta semana que a linha de produção piloto da Kato Road em Fremont, Califórnia, alcançou um novo marco de produção. De acordo com o tweet da empresa, a equipe conseguiu produzir cerca de 868.000 células cilíndricas de íons de lítio do tipo 4680 durante os últimos 7 dias.
A montadora norte-americana também acrescentou uma referência de que tal número é suficiente para mais de 1.000 veículos elétricos. Atualmente, o único modelo equipado com as células de bateria do tipo 4680 é o Tesla Model Y, fabricado no Texas.
"Parabéns à equipa de células 4680 por ter conseguido 868k células construídas nos últimos 7 dias - igual a 1k+ carros!"
Células de bateria Tesla do tipo 4680 na Tesla Giga Texas
Anteriormente, ouvimos dizer que a instalação produziu um número cumulativo de um milhão de células do tipo 4680 em Fevereiro (desde que a produção começou em 2020).
Não sabemos qual é o número acumulado atual de células, mas com 10 meses de avanço, já deve ter superado a marca de 10 milhões de unidades.
Se combinarmos as últimas notícias com a informação anterior de que a fábrica Tesla Giga Texas produziu pela primeira vez 3.000 unidades do Model Y por semana, verifica-se que não mais do que cerca de um terço está equipado com células de bateria do tipo 4680 (Tesla Model Y AWD).
Isto significa que os restantes 2.000 Model Y/semana eram versões de longo alcance AWD, alimentadas por células de bateria do tipo 2170.
Muitos se questionam qual seria a produção anual da instalação piloto de baterias da Tesla na Califórnia.
Se combinássemos o número de mais de 1.000 automóveis Model Y e mais de 50 semanas por ano, a taxa de produção poderia ser de 3,5-4 GWh/ano. Isto é cerca de um décimo da produção da Tesla Gigafactory 1 em Nevada, nos Estados Unidos.
A Tesla disse inicialmente que a linha de produção piloto deverá produzir 10 GWh de baterias anualmente. Isso é muito, mas ainda não é suficiente para 5.000 unidades do Model Y por semana (250.000 por ano) no Texas, que é o objetivo final.
Isto significa que a Tesla terá de iniciar a produção de volume de células de baterias do tipo 4680 também nas instalações de Giga Texas para fazer a transição completa para 4680 no Texas e apoiar o lançamento do Tesla Cybertruck.
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