BMW segue os passos da Tesla. A montadora com sede em Munique está mirando baterias cilíndricas de última geração e quer acelerar o fornecimento de suprimentos. O mais recente movimento é um acordo com a chinesa EVE Energy, agora convocada para se tornar a principal parceira da fabricante alemã na Europa.

As duas empresas já teriam colocado as assinaturas no contrato. No centro estariam os acumuladores para a nova série de carros elétricos baseados na plataforma Neue Klasse (Nova Classe), que a BMW lançará a partir de 2025. A informação é da agência Reuters, depois de ouvir duas pessoas muito próximas às negociações.

Células Tesla de desenhos 18650, 2170 e 4680

Fábrica na Hungria

Mas isso não é tudo. A Eve Energy teria, de fato, em mente construir duas plantas de produção dedicadas a baterias cilíndricas: uma na China central e outra na Europa, precisamente em Debrecen, Hungria. Para a fábrica no Velho Continente já houve a assinatura da carta de intenções com o governo local.

A cidade também sediará a fábrica de 100 GWh da CATL – já na lista de fornecedores da BMW para carros programados em 3 anos – e uma fábrica sediada em Munique, que já lançou a pedra fundamental no canteiro de obras. Resumindo, tudo volta, como as peças de um quebra-cabeça que se encaixam perfeitamente.

Quanto aos detalhes, as fontes consultadas pela Reuters especificam que as baterias terão dimensões muito semelhantes às 4680 da Tesla (46 milímetros de diâmetro e 80 mm de comprimento).

Os grandes acumuladores cilíndricos, que são mais potentes que as baterias 2170 (com a mesma forma) e as baterias prismáticas que a BMW usa atualmente, estão, portanto, fazendo o seu caminho. A EVE Energy, no entanto, não comentou os rumores, enquanto a montadora diz que dará mais informações no início de setembro.