No sábado 24 de dezembro, como presente de Natal e como saudação de fim de ano, a Alfa Romeo Argentina confirmou um furo do nosso time InsideEVs Argentina: 2023 marcará o lançamento do primeiro veículo eletrificado da marca italiana no país vizinho (e no Mercosul).
Trata-se do novíssimo Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4, o novo SUV para o segmento C que chegará ao país vizinho - numa primeira fase - apenas na versão topo de gama: híbrido, plug-in e com tração nas quatro rodas.
O Tonale é um SUV que foi apresentado este ano na Europa e pretende se tornar o modelo mais vendido da Alfa Romeo em 2023. Está posicionado abaixo do Stelvio (segmento D, tamanho médio) e pretende competir contra os clássicos rivais alemães Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
A Alfa Romeo baseou o desenvolvimento do SUV na plataforma FCA Small Wide 4×4 LWB, que é compartilhada com o Jeep Compass.
Embora o Tonale já esteja à venda na Europa com motores a gasolina, diesel e híbridos entre 131 e 281 cv, a versão topo de gama estará disponível na Argentina: o Plug-In Hybrid Q4 tem um motor 1.3 turbo (180 cv e 27,5 kgfm) combinado com um motor elétrico (122 cv e 25,5 kgfm). Quando trabalham em conjunto, entregam potência total de 280 cv, com torque não informado.
A propulsão é transmitida através de tração integral, com uma caixa automática de seis velocidades. O Tonale Plug-In Hybrid Q4 reclama uma velocidade máxima de 206 km/h e uma aceleração de 0-100 km/h em 6,2 segundos, com um alcance no modo elétrico de até 60 km com uma carga.
O Centro Milano, importador da marca italiana na Argentina, espera que este modelo seja posicionado como o Alfa Romeo mais acessível no mercado vizinho, considerando que pagará apenas 5% de impostos alfandegários (em vez dos habituais 35%).
O lançamento do Tonale coincidirá com as celebrações do 100º aniversário da chegada do primeiro Alfa Romeo à Argentina, que desembarcou no país sul-americano em 1923.
MAIS
No Twitter @AlfaRomeoArg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota apresenta seu primeiro carro híbrido plug-in flex no Brasil