O BYD Dolphin, aguardado como um dos próximos lançamentos de carros elétricos no Brasil, foi lançado há pouco mais de um ano na China e já recebeu atualizações em termos de equipamentos e itens de conforto para a linha 2023.
Construído em uma plataforma dedicada para veículos elétricos, o Dolphin mede 4,13 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas tem 345 litros de capacidade (1.310 litros com o banco traseiro rebatido). Números que o credenciam a enfrentar rivais como o Renault Zoe, Peugeot e-208 e Volkswagen ID.3.
Membro da "Ocean Family", o modelo tem um interior que se destaca pelo design com formas em curvas que simulam as ondas do mar. O acabamento aposta em tons claros, materiais suaves ao toque e opções de cores para realçar sua proposta mais jovial.
O quadro de instrumentos é uma tela de 5" e o sistema multimídia adota uma tela de 12,8" sensível ao toque (rotativa). Volante multifuncional de três raios com base chata, console central elevado e diversos locais para acomodar objetos estão presentes.
A lista de equipamentos inclui ar condicionado automático, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis em LEDs, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assistente de partida em rampas, controle dinâmico de carroceria e câmera de ré, entre outros.
O BYD Dolphin 2023 foi apresentado ao público no Salão de Guangzhou 2022, que abriu as portas no último fim de semana. Basicamente, o carro elétrico compacto manteve o visual inalterado, mas ganhou novas opções de pintura externa.
Em termos de equipamentos, o BYD compacto incorporou como itens de série câmera panorâmica de alta definição, limpador de para-brisas traseiro, atualização da função de monitoramento da pressão dos pneus do alarme de pressão dos pneus anterior para a exibição da pressão dos pneus em tempo real, e um aviso do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes.
Outros acréscimos foram os ajustes mais amplos para o banco do motorista, apoio de braço central traseiro, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste do banco elétrico de 4 vias para o motorista dianteiro, função de aquecimento do banco dianteiro e retrovisores externos rebatíveis com iluminação.
Além disso, o carro elétrico incorporou o modo de condução 'Confort' (eram 3), que equilibra economia e desempenho. Ademais, o Dolphin possui dois níveis de regeneração de frenagem (Standard e High), mas não possui modo de condução 'One Pedal'.
O BYD Dolphin é alimentado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro e que entrega 70 kW (94 cv) de potência a 15.000 rpm e 18,3 kgfm de torque máximo. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia declarada de 401 km e 420 km com uma carga pelo ciclo NEDC. Na China, existe ainda uma versão Rider Edition, com 130 kW (176 cv) e 29,5 kgfm de torque.
O site chinês AutoHome trouxe as primeiras imagens do Dolphin 2023 no Salão de Guangzhou 2022, onde o modelo está sendo lançado em três versões com preços entre 116.800 yuan e 136.800 yuan, o que daria algo entre R$ 90.400 e R$ 106.000 em uma conversão direta.
Na Colômbia, onde foi lançado recentemente, o Dolphin custa o equivalente a R$ 172 mil. Por aqui, o carro elétrico deve ter preço inicial abaixo dos R$ 200 mil, segundo apuramos.
Fonte/Fotos: AutoHome
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