Toyota já testa inédito SUV elétrico compacto abaixo do bZ4X
Nova arquitetura E3 servirá de base para carros híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos, dando flexibilidade à montadora
A Toyota ainda não apresentou muitos carros elétricos: até agora, apenas o bZ4X e o Mirai com célula de combustível estão à venda. Mas agora os nossos caçadores do Erlkönig flagraram um carro que pode ser o protótipo de um novo SUV elétrico.
Em dezembro de 2021, a Toyota nos surpreendeu com mais de uma dúzia de novos modelos elétricos. Na parte de trás do palco havia um pequeno crossover amarelo chamado o Small SU EV. Este carro poderia ser o nosso protótipo. No entanto, como só temos imagens da frente do pequeno SU EV, é difícil julgar se realmente se trata deste modelo:
As fotos do novo protótipo mostram uma silhueta que se assemelha claramente ao C-HR. Por conseguinte, poderia também ser a nova geração deste modelo. A silhueta do protótipo é muito semelhante ao estudo do novo C-HR apresentado no início de dezembro.
As imagens do flagra mostram dois veículos diferentes: um com um retângulo cinza à frente sem placas e outro com um elemento de cor dourada marcante à frente com placas. Os elementos retangulares na frente poderiam ser um elemento de refrigeração para o radiador, sugerindo um motor de combustão interna. Isto falaria em nome do C-HR, que não deve ser lançado apenas como um híbrido total, mas também como um híbrido plug-in pela primeira vez. Na parte de trás do modelo com a placa de Colônia, uma saída de escape também pode ser vista no lado direito:
Portanto, no fim de contas, pode ser o C-HR, e uma vez que a placa não contém um E, provavelmente a variante híbrida. Mas a diferença técnica entre o novo C-HR e a versão de produção do Small SU EV (que supostamente será chamado bZ2X) poderá ser menor do que se pensa.
Ambos os modelos, o novo C-HR e o bZ2X, poderiam ser baseados na mesma plataforma: a nova arquitetura E3 da Toyota. Afirma-se que ela contém elementos da plataforma do motor de combustão interna TNGA-C (base do atual C-HR) e da plataforma elétrica e-TNGA (base do bZ4X). Acima de tudo, porém, também pode suportar carros elétricos puros, para além de híbridos e híbridos plug-in. Desta forma, o grau de eletrificação deve ser flexivelmente adaptado à demanda, disse um executivo da Toyota no início de dezembro. Isto tornaria mesmo possível um C-HR elétrico.
Em geral, a abordagem flexível da E3 adapta-se bem à Toyota, porque a montadora japonesa ainda não tem muita confiança na mobilidade elétrica pura. No entanto, o Japão parece estar começando a abrir os olhos para o desenvolvimento do mercado na Europa, onde os carros elétricos representam agora mais de dez por cento de participação.
Toyota C-HR Prologue (2022)
Assim, podemos esperar mais carros elétricos da Toyota no futuro. Até 2026, serão introduzidos na Europa nada menos do que seis modelos bZ totalmente elétricos. O Toyota bZ3, por exemplo, também está no cronograma; o sedã elétrico irá competir contra o Tesla Model 3 na China e na Europa.
Galeria: Toyota Small SU EV Spy Shots
Fonte: Automedia (Erlkönigbilder)
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:01 Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
- 14:15 Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
- 11:16 Em breve no Brasil, Chevrolet Equinox EV finalmente tem início de entregas
- 09:50 Ex-GM diz que Dolphin Mini é 'sinal de alerta' para marcas americanas
- 08:01 Honda dobra investimento em carros elétricos para US$ 64 bilhões
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60
- 12:22 BYD atualiza plataforma de carros elétricos: mais eficiência e segurança
- 10:29 GM revela novo SUV elétrico compacto para o mercado da China